Estudantes do Câmpus SMO conhecem trabalho de eletricista por meio de realidade virtual

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 abr 2024 18:00 Data de Atualização: 12 abr 2024 11:22

Estudantes de dois cursos do Câmpus São Miguel do Oeste tiveram a oportunidade de conhecer um óculos de imersão em realidade virtual em que o usuário é transportado para o ambiente de trabalho de um eletricista da Celesc na rua.

Participaram os estudantes do Técnico Subsequente em Eletromecânica, na noite do dia 03 de abril; e também do 1º, 2º e 3º ano do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio durante o dia 04 de abril.

O coordenador do curso de Eletromecânica, Diogo Bellé, afirma que para os estudantes “foi uma experiência muito valiosa, pois pode aproximar a vivência prática da profissão em um ambiente virtual, haja vista que tais situações não poderiam ser vivenciadas no mundo real, considerando os riscos envolvidos, dessa forma, há a oportunidade de 'testar os conhecimento' de uma forma mais segura e muito didática”.

Isso ocorre, segundo o professor, porque o Estúdio de Realidade Virtual (RV) da Celesc simula 15 cenários urbanos e rurais e, em cada um deles, é possível configurar condições climáticas, agravantes técnicos e utilização de equipamentos.

Trata-se de um fruto de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem como objetivo primordial a prevenção de acidentes. “É um metaverso de ensino e aprendizagem, carbono zero, acidente zero, atua em um ambiente totalmente controlado, é de fácil transporte, e simula procedimentos operacionais da operação no Sistema Elétrico de Potência em Média Tensão com a programação de diversos agravantes”, destaca Bellé.

A ação foi realizada pela Celesc, sob a coordenação do engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Eduardo Soldateli, em razão de uma parceria com o IFSC em São Miguel do Oeste. A instituição de ensino cedeu o espaço do auditório para um evento anual de treinamento dos funcionários da Celesc e, em contrapartida, a empresa de geração de energia apresentou a tecnologia para estudantes do IFSC, além de expor informações relativas à atividade desenvolvida por um eletricista.

 

ENSINO INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE