Projeto de extensão do Câmpus Lages promove capacitação para o ensino das ciências exatas

EXTENSÃO Data de Publicação: 09 mai 2024 17:03 Data de Atualização: 20 mai 2024 12:26

Um projeto de extensão do Câmpus Lages do IFSC tem levado novos jeitos de ensinar as disciplinas das áreas de ciências exatas e da matemática aos colégios do Ensino Médio da região. O projeto "Disseminação do conhecimento e do fazer científico" é de coordenação da professora Eliana Fernandes Borragini, docente de Física da Área de Processos Industriais e conta com a participação de colegas da área para sua execução.

A professora conta que o interesse em compor o projeto vem da observação das dificuldades que os professores encontram. Segundo ela, o ensino das disciplinas relacionadas à área das ciências exatas e da matemática tem enfrentado defasagens, tanto de conteúdos quanto de habilidades, por parte dos estudantes. "Mesmo no ensino superior, ao escolherem cursos como engenharia, estes estudantes apresentam grandes dificuldades frente a estas disciplinas, o que vem gerando cada vez maior evasão acadêmica. Tem sido um desafio aos professores da área, em qualquer nível, despertar o interesse dos estudantes e suprir lacunas de aprendizagem em suas aulas", comenta.

Além da vontade dos professores do IFSC em melhorar o ensino de ciências e matemática da região, há a demanda da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) por oficinas e minicursos com foco nas aplicações práticas das ciências da natureza e da matemática e no protagonismo do estudante. A professora Eliana conta que o diálogo com a CRE iniciou ainda em 2023 com a docente colocando a equipe à disposição das demandas que surjam da entidade. A partir daí, se iniciaram as tratativas para começar o projeto. O foco das formações ministradas pelos docentes do IFSC são os professores e coordenadores dos espaços makers das unidades de ensino.

"As oficinas foram elaboradas com foco na formação de multiplicadores, com a elaboração e aplicação de um curso para habilitar os coordenadores dos espaços makers constituídos em escolas estaduais da região a orientar os outros professores quanto à utilização prática destes espaços. Acreditamos que este tipo de ação pode despertar o interesse dos estudantes (e em especial das estudantes) pela ciência e pela matemática, na região de Lages, pela ação indireta das oficinas voltadas a eles, por meio de ações de formação de professores", completa a coordenadora.

Foguetes, robôs e muito mais

As atividades iniciaram em abril e seguem até junho, com um total de cinco oportunidades, ministradas em colégios ou nos próprios laboratórios do IFSC Câmpus Lages. Já duas oficinas aconteceram, uma delas ministrada pela própria professora Eliana, intitulada "Ao Infinito e Além". A atividade aconteceu no Espaço Maker do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva, de Lages, e teve como objetivo a construção e lançamento de foguetes de acordo com instruções e níveis definidos pela Mostra Brasileira de Foguetes. A atividade ocorreu em 9 de abril.

Já no dia 30 de abril foi a vez de "Programando Soluções", ministrado pela professora Vilma Karsburg, na Escola de Ensino Básico Godolfin Nunes de Souza, no bairro da Penha, em Lages. O tema foi a utilização do software Geogebra e a programação em atividades práticas relacionadas ao ensino da matemática. "Nós usamos o software Geogebra e o Google Colaboratory com o objetivo de resolver uma situação-problema que envolvia conhecimentos matemáticos. Na minha avaliação foi muito boa, os docentes participaram ativamente e conseguiram realizar as atividades propostas, demonstrando interesse em utilizar os conhecimentos adquiridos em outros momentos", completa Vilma. Para ela, a perspectiva é positiva e demonstra um compromisso do IFSC com a educação continuada e com o desenvolvimento profissional dos educadores.

Para este mês de maio, está prevista mais uma oficina. No dia 21, no Laboratório do Câmpus Lages. Os professores Natalia Boelter e Rafael Schreiber ministram "Imprimindo conhecimento", uma atividade que ensina a utilização de impressoras 3D com a utilização de repositórios de modelos gratuitos para impressões diversas. Já no mês de junho, outras duas oficinas fecham essa primeira edição do projeto. No dia 4, a professora Eliana Borragini volta com a atividade "Altas Tensões", no Espaço Maker da Escola de Ensino Básico Industrial (Colégio Industrial). O objetivo é ensinar atividades práticas sobre circuitos elétricos utilizando componentes disponíveis nos espaços maker, com níveis de profundidade adequados ao ensino médio e, se necessário, ensino fundamental. Fechando essa etapa, no dia 26 de junho, a oficina "Automatizando", ministrada pelos professores Rogério da Silva e Jeferson Freytag. A atividade será no Laboratório do IFSC Câmpus Lages e visa reconhecer os tipos de arduinos, as principais características e realizar práticas básicas de programação com um dos arduinos. Arduino é uma plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes.

A execução do projeto também conta com a participação de bolsistas, discentes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química. São eles: Alysson Henrique Rudek, Leonardo Bressan, Bianca Reyes e Débora Maitê Amorozo. "Acredito que a participação nos projetos, sejam eles de pesquisa ou extensão, são fundamentais para desenvolver habilidades que vão além do que é abordado no curso", comenta Alysson, que é aluno da quinta fase de Engenharia Mecânica. O aluno também avalia positivamente a atividade e acredita que ela está tendo um impacto na formação desses profissionais. "O grande interesse demonstrado pelos participantes das oficinas me chamou atenção. Isso apenas reforça a ideia de que o IFSC precisa estar constantemente em contato com a comunidade para atender as demandas e contribuir para melhorar a educação", completa. 

 

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