IFSC chega aos 10 anos em Tubarão ampliando estrutura e oferta de cursos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 set 2023 14:05 Data de Atualização: 28 set 2023 22:38

No dia 7 de outubro de 2013, uma portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União oficializava a implantação do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), dentro da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para marcar estes dez anos de trajetória, a instituição prepara uma intensa programação, com atividades científicas, acadêmicas e culturais, além do evento oficial de aniversário, celebrando a presença do IFSC na região e as parcerias construídas ao longo deste período.

A cerimônia oficial de aniversário do IFSC Câmpus Tubarão será no dia 4 de outubro, quarta-feira, às 19h. A semana de comemorações, porém, começa um dia antes, com a realização da primeira edição do Sigma MOB: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, evento do Centro de Inovação de Tubarão financiado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) com o objetivo de estimular a inovação em mobilidade elétrica no estado.

Nos dias 5 e 6, pela manhã e tarde, será a vez das escolas da região de Tubarão visitarem a instituição, dentro do projeto IFSC Portas Abertas. A noite de quinta (5) será reservada para a abertura oficial do Seminário de Inovação e Tecnologia (Semit), que faz parte das programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com a palestra do Doutor em Física e professor do IFSC Câmpus São José, Marcelo Girardi Schappo. Na mesma noite, acontece a abertura oficial do primeiro Festival Cultural do IFSC, com apresentações artísticas de artistas do IFSC e da comunidade.

Ampliação

A chegada do IFSC em Tubarão começou ainda em 2012, com a realização de audiência pública em que a comunidade indicou quais seriam os cursos prioritários para a região. Antes de ocupar o terreno que pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), às margens da BR 101, o IFSC chegou a funcionar na Secretaria de Educação, no bairro Oficinas, e na Fundação de Desenvolvimento Social, no centro de Tubarão. À época, dirigia o Câmpus a professora Rita de Cássia Flor. A mudança para a sede atual ocorreu em dezembro de 2014.

Atualmente, o IFSC oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação nas áreas de Tecnologia da Informação, Processos Industriais e Gestão e Negócios. Estudantes de toda a região podem cursar, gratuitamente no IFSC em Tubarão, os cursos técnicos em Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Logística e Desenvolvimento de Sistemas, os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática (EaD), Processos Gerenciais e Sistemas Embarcados. Cerca de quatro mil estudantes já se formaram em um dos cursos do IFSC em Tubarão.

Nos últimos anos, a instituição conseguiu ampliar sua infraestrutura, com a construção de um bloco de laboratórios inaugurado em 2019 que permitiu a criação de novos cursos técnicos e de graduação. No momento, o Câmpus passa por uma nova reformulação, com a abertura de novas salas de aula, almoxarifado e melhorias na estrutura interna, além da implementação do Núcleo de Educação à Distância.

O objetivo no próximo período, explica o diretor-geral do Câmpus Tubarão, Henri Carlo Belan, é a construção de um novo bloco de salas de aula e laboratórios. A ampliação da estrutura física, aliada à sinalização de contratação de mais professores por meio de concurso público, tem como objetivo a implantação de cursos técnicos integrados ao ensino médio, nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Gestão e Negócios.

“Recebemos uma ótima notícia este ano, com a liberação de novos códigos de vagas pelo Ministério da Educação. Foram sinalizadas 12 novas vagas docentes para o Câmpus Tubarão. Isso significa uma ampliação de 50% do quadro de efetivos, o que amplia consideravelmente a nossa capacidade de atendimento à comunidade”, afirma o diretor.

Concretizada a chegada de novos professores, o Câmpus Tubarão deve, além dos cursos de ensino médio técnico, criar duas novas especializações: uma em Gestão de Processos Educacionais, área em que o Câmpus já oferecia cursos de pós-graduação, e outra na área de Tecnologia e Inovação, alinhada às parcerias que a instituição tem desenvolvido na região.

Parcerias

O trabalho conjunto com instituições de ensino, entidades públicas e privadas e empresas da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) tem sido uma marca do IFSC nos últimos anos. Entre as diferentes ações desenvolvidas em parceria com a comunidade externa, Câmpus Tubarão tem realizado cursos de qualificação profissional em municípios da região, eventos, melhorias em laboratórios de escolas públicas, formação de professores e cursos na área de tecnologia de informação, com destaque para o projeto Programando o Futuro.

"Esse relacionamento consolidado com a comunidade é um ponto forte que uma instituição pública deve ter. Na nossa avaliação, o que está sendo realizado pelo IFSC em Tubarão é muito promissor. Construímos parcerias de sucesso com as prefeituras da região, com os Centros de Referência em Assistência Social, com o poder legislativo, com estudantes e professores das escolas públicas, que reforçam o trabalho forte em benefício da nossa região. Particularmente relacionado ao desenvolvimento tecnológico, têm destaque a parceria com o Núcleo de Tecnologia da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), a AMURELTEC, e a participação direta na implantação do Centro de Inovação de Tubarão, o Sigma Park", explica Henri.

INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO