Assistência Estudantil
Assistência Estudantil
Selecione abaixo um tema específico ou role a página para ver todas as respostas
1 - Quais ações de assistência estudantil são oferecidas aos estudantes do IFSC
2 - O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)
1 - Quais ações de assistência estudantil são oferecidas aos estudantes do IFSC
Quais são as ações da Assistência Estudantil do IFSC?
A política de Assistência Estudantil prevê:
- pagamento de auxílios financeiros do PAEVS para estudantes em vulnerabilidade social (Auxílio Permanência, Auxílio Compulsório, Auxílio Ingressante Cotista Renda Inferior a 1,5 salários mínimos e Auxílio Emergencial);
- pagamento de auxílio financeiro para moradia aos estudantes de cursos de graduação de outras cidades;
- alimentação escolar;
- auxílio para participação em eventos.
Todas as informações podem ser conferidas em nosso site, na área da Assistência Estudantil -> https://www.ifsc.edu.br/assistencia-estudantil
O que é PAEVS?
PAEVS é a sigla para Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social. É por meio dele que o IFSC disponibiliza auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudantes em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico.
Veja outras dúvidas sobre o PAEVS em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-paevs
Quais são os auxílios do PAEVS e quem pode acessar?
Por meio do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS), o estudante do IFSC pode acessar diversos auxílios financeiros para sua permanência no curso. Veja abaixo quais são eles e quais os critérios para participar dos editais:
- Auxílio Permanência: é destinado a estudantes matriculados em cursos presenciais, com renda bruta familiar por pessoa de até 2 salários mínimos e IVS válido (clique aqui para entender o que é o IVS).
- Auxílio Compulsório: é destinado a estudantes inscritos no Cadúnico, os matriculados em cursos Proeja e os matriculados em cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.
- Auxílio Ingressante Cotista: é destinado a estudantes que entraram no IFSC por meio da cota de escola pública, com renda familiar por pessoa inferior a 1,5 salário mínimo, matriculados em curso presencial.
- Auxílio Emergencial: de caráter eventual, destina-se a estudantes matriculados em curso presencial, em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência no curso.
Veja como solicitar cada um deles e outras informações nos editais do PAEVS
Veja outras dúvidas sobre o PAEVS clicando aqui
O IFSC fornece algum tipo de auxílio financeiro para estudantes de outras cidades?
Sim, o IFSC realiza pagamento de auxílio-moradia para estudantes de outras cidades, mas somente para aprovados em cursos de graduação. Os interessados devem participar do edital para solicitação do auxílio. Veja mais informações em https://www.ifsc.edu.br/editais-moradia
O IFSC oferece alimentação aos seus estudantes?
Sim, o IFSC oferece Alimentação Escolar aos estudantes no horário dos intervalos das aulas. Normalmente são oferecidas frutas e biscoitos.
Os contatos das comissões locais de Alimentação Escolar estão disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/alimentacao-estudantil
Veja outras dúvidas sobre a Alimentação Estudantil em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-alimentacao-estudantil
2 - O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)
O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)?
É um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social do estudante, calculado com base na renda familiar e em agravantes sociais, e que pode ser usado como critério de acesso em programas de assistência estudantil e/ou editais destinados aos estudantes do IFSC.
Em caso de dúvidas sobre como proceder para solicitar seu IVS, a Coordenadoria Pedagógica do câmpus onde o estudante tem matrícula pode ajudar. Clique aqui para ver os contatos no seu câmpus.
Veja outras dúvidas sobre o IVS em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-ivs
Quem pode solicitar o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)?
Estudantes com renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso.