Câmpus Joinville recebe visita de enfermeiro canadense que é referência na pesquisa com populações vulneráveis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 01 mar 2024 15:34 Data de Atualização: 01 mar 2024 16:26

Nesta semana, o Câmpus Joinville recebeu o enfermeiro, professor e pesquisador canadense Daniel Nagel, associado da University of Manitoba (UofM), localizada em Winnipeg, Canadá. Doutor em Filosofia em Enfermagem, mestre em Ciências em Enfermagem, bacharel em Ciências em Enfermagem e enfermeiro registrado, ele é reconhecido por sua atuação em pesquisa com populações vulneráveis (indígenas, 2SLGBTQIA+, população de rua e pessoas com dependência de droga), saúde comunitária e teoria fundamentada nos dados.

Professor Nagel foi coorientador do doutorado sanduíche da professora de Enfermagem Maria Alice de Freitas, no Canadá, em 2022. Em Joinville, ele conheceu os cursos de Enfermagem do IFSC (técnico e bacharelado) e pontos da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (26), falou sobre sua experiência como enfermeiro, pesquisador e professor em palestra para estudantes do bacharelado em Enfermagem

Também participou, na terça (27), de reunião com a direção do Câmpus Joinville e uma equipe da Assessoria de Relações Externas e Internacionais do IFSC (Arexi). Como a UofM é referência em simulação virtual, ensino e pesquisa, a proposta é consolidar uma parceria para ações de internacionalização voltadas ao curso de Enfermagem.

“Quero aprender sobre o Brasil, sua cultura, sistema de saúde e sistema educacional. E contribuir com a expertise canadense, participando de debates como este, com estudantes e professores. Também busco criar oportunidades de colaboração entre os dois países”, explicou professor Daniel Nagel.

Ele está no Brasil desde o início do ano para ministrar disciplinas e workschops na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em assuntos relacionados à sua área de pesquisa, como varredura de ambientes, teoria fundamentada nos dados (TFD) e revisão de escopo. Ele fica em Santa Catarina até o final de março e, depois, segue para uma temporada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde vai ministrar cursos sobre revisão sistemática e varredura de ambientes.

Palestra

Em palestra para estudantes do bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville, professor Daniel Nagel falou sobre as experiências pessoais que o levaram para a área da saúde, o trabalho na enfermagem, na docência e na pesquisa. Também apresentou características e dados importantes sobre o Canadá, em comparação ao Brasil, dos aspectos geográficos e populacionais ao regime de governo.

Entre diferenças e similaridades, o Canadá sai na frente em políticas públicas de reparação histórica especificamente para indígenas, a fim de minimizar os impactos negativos da colonização sobre os povos originários. Entretanto, no que se refere à Educação, ele explica que não existem universidades públicas e gratuitas no Canadá. Todo sistema de ensino superior é privado, com concessão de bolsas.

Sobre dificuldades, ele disse que o Canadá e o Brasil têm três desafios parecidos a serem enfrentados: o alto investimento em urgência e emergência, em detrimento da atenção primária de promoção de saúde e prevenção de doenças; a falta de profissionais na área de saúde; e a diferença salarial entre médicos e enfermeiros.

Professor Nagel também falou sobre suas pesquisas, que, atualmente, estão focadas em abordagens inovadoras para a educação de estudantes de enfermagem na prática interprofissional, com um interesse específico na aprendizagem experiencial. “Seja como professor ou enfermeiro, sempre busco aliados na luta por igualdade no atendimento a todos os públicos. Acredito muito no trabalho multiprofissional, no trabalho em equipe”, declarou.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE