IFSC e profissionais de instituto alemão treinam professores em manutenção de veículos elétricos

INOVAÇÃO Data de Publicação: 16 mai 2024 15:02 Data de Atualização: 20 mai 2024 17:56

Dois professores do Instituto Del / IHK Trier, da Alemanha, estarão no Câmpus Florianópolis do IFSC na próxima semana, de 20 a 23 de maio, para ministrar curso de manutenção de veículos elétricos para professores de instituições de ensino de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Os profissionais brasileiros receberão atualização para que possam ministrar cursos técnicos na área em suas instituições.

Em abril, o professor coordenador da parceria no IFSC, Erwin Werner Teichmann, esteve na Alemanha, participando de curso de manutenção automotiva de carros elétricos. O professor, que coordena projetos de pesquisa na área de mobilidade elétrica no IFSC, destaca que “os participantes do IFSC têm o compromisso de multiplicar o treinamento entre os professores do grupo de mecânica automotiva para a criação de um curso de manutenção de veículos elétricos no Câmpus Florianópolis”. Além do professor Erwin, o professor Robinson Pizzio, da Embrapii, também auxiliou na articulação da parceria.

A IHK coordena a parceria que está sendo financiada pelo Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O BMZ custeia o treinamento que será ministrado pelos professores Thomas Brach e Norbert Sudhoff, do BK Gut, da cidade de Trier, Alemanha, e doou mais de R$ 8 mil em ferramentas e instrumentos.

O IFSC Reitoria providenciou a compra de materiais de segurança especiais e o Câmpus Florianópolis fornecerá o espaço físico e demais materiais. A startup Mobiworks está emprestando ferramentas especializadas e também terá participantes no curso. 

Visita ao IFSC

No dia 14 de maio, os representantes das instituições alemãs Andreas Dohle, diretor técnico do Instituto DEL, e Matthias Fuchs, administrador de projetos da Câmara de Comércio de Trier IHK e Frank Düesberg e tradutor autônomo visitaram os câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente e a Reitoria do IFSC. 

Durante as visitas, foram levantadas diversas oportunidades de sinergia entre as instituições, a exemplo do que já ocorre no ramo da mobilidade elétrica. Também foram levantadas oportunidades nos ramos de restauração e hotelaria. Em conversa com o reitor do IFSC, professor Mauricio Gariba Júnior, e a assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais, professora Denize Nobre Oliveira, foi analisada a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos entre a Alemanha e o Brasil em ambos os sentidos.

INOVAÇÃO