O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC tem projetos contemplados com recursos do CNPq para atividades na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT)

EVENTOS Data de Publicação: 05 set 2018 14:16 Data de Atualização: 05 set 2018 14:25

Propostas de sete câmpus do IFSC foram contempladas com recursos do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a realização de atividades de divulgação científica durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que será de 15 a 21 de outubro de 2018.

Os projetos foram selecionados na chamada 14/2018 do CNPq, que foi lançada para financiar prioritariamente iniciativas que levassem a ciência e tecnologia para as comunidades. Todos os projetos do IFSC estão incluídos na linha 2, que contemplou projetos de abrangência intermunicipal - ou seja, realizados dentro do mesmo estado e envolvendo no mínimo dois municípios.

Receberão o apoio projetos dos câmpus Caçador, Gaspar, Florianópolis, São Carlos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Tubarão (veja detalhamento de alguns deles abaixo).

A SNCT 2018 terá o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", que é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. A Semana envolve instituições de educação científica e tecnológica em todo o país e tem atividades abertas ao público que visam a promoção da educação e divulgação científica.

Veja alguns projetos do IFSC que foram contemplados com apoio do CNPq:

Câmpus Caçador
Projeto: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Caçador
Responsável: Greyson Alberto Rech
Descrição: a instituição abrirá as portas para a comunidade com feira de ciências, seminários, oficinas, palestras, mostra de trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão. Será promovida uma integração entre as escolas das redes municipal, estadual e Federal do município, assim como as instituições públicas formadoras (Câmpus Caçador, Prefeitura Municipal de Caçador, Prefeitura Municipal de Calmon, Prefeitura Municipal de Lebon Régis, Prefeitura Municipal de Rio das Antas, Uniarp-Caçador, Senai-Caçador, Senac-Caçador).

Câmpus Florianópolis
Projeto: Educar para reduzir desigualdades: qual seu papel nesse processo?
Responsável: Clóvis Antônio Petry
Descrição: as atividades da SNCT ocorrem anualmente no câmpus e contam com a apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica através de seminários, palestras, grupos de discussão e da visita de alunos de escolas públicas de nível fundamental da Grande Florianópolis. Os alunos, através das visitas que realizam, percebem o IFSC como uma possibilidade de escola pública de qualidade e acessível e verificam, com curiosidade, que podem realizar trabalhos acadêmicos envolvendo temáticas do seu dia a dia, através das demonstrações tecnológicas que ocorrem nos laboratórios dos departamentos acadêmicos que visitam. A edição de 2017 um público de aproximadamente 1.400 pessoas.

Câmpus São Carlos
Projeto: Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018: Ciência para a Redução das Desigualdades
Responsável: Franciane Dutra de Souza
Descrição: realização de eventos paralelos voltados à comunidade e ao público interno: ciclo de palestras; ciclo de oficinas em ciência, tencnologia e inovação; feira de ciências com mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição; portas abertas, com recepção da comunidade externa; divulgação científica das atividades em emissoras locais de rádio e TV. São previstas também ações educativas extramuros, por meio de escolas locais.

Câmpus São Lourenço do Oeste
Projeto: SNCT no IFSC São Lourenço do Oeste 2018 - Ciência para redução das desigualdades
Responsável: Daiana Schmidt
Descrição: realização de oficinas temáticas dentro dos três eixos tecnológicos ofertados no câmpus (Gestão e Negócios, Informática e Comunicação, Recursos Naturais) para alunos do ensino médio da rede pública de ensino de sete municípios que compõe a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste; um ciclo de palestras, aberto para a comunidade em geral, também na temática dos três eixos tecnológicos, com foco na aplicação dessas áreas para redução das desigualdades; apresentações artístico-culturais; I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC SLO e Exposição “Mulheres na Ciência”. Além destas atividades, será aberto um edital público “Concurso de Ideias para Redução das Desigualdades” para captação de trabalhos científicos/tecnológicos desenvolvidos por alunos do ensino médio da rede pública de ensino, em que serão avaliados para premiação o impacto real ou potencial de redução de desigualdades na comunidade/estado/região em que os participantes estão inseridos.

Câmpus Tubarão
Projeto: 2º SEMIT - Seminário de Inovação e Tecnologia
Responsável: Marcos André Pisching
Descrição: segunda edição do evento que tem como objetivo geral aprofundar as relações do Câmpus Tubarão do IFSC com a sua região de atuação por meio da difusão de inovação e tecnologia como forma de favorecer o desenvolvimento socioeconômico regional. Durante os cinco dias de evento, os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com ciência, inovação e tecnologia por meio de um conjunto de atividades variadas, como palestras, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos.
 

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.