Projeto integrador resulta em proposta de captação de água da chuva para o Câmpus São José

ENSINO Data de Publicação: 11 set 2018 15:29 Data de Atualização: 11 set 2018 15:57
A integração entre um curso de especialização e um técnico integrado resultou em uma proposta de sistema de captação da água da chuva para o Câmpus São José. Elaborada por estudantes do técnico integrado em Refrigeração e Condicionamento de Ar (RAC) do câmpus, a ideia tem origem em um trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Formação de Professores e foi desenvolvida no último semestre. Na quarta, 5 de setembro, o projeto foi apresentado à direção do câmpus e a representantes do núcleo local do programa IFSC Sustentável.

A iniciativa surgiu do TCC de Carolina Delgado Bittencourt, 37 anos, aluna do curso de especialização em Educação Ambiental. "A ideia era de que os alunos fossem os donos do projeto", conta. Por isso, a turma da terceira fase do técnico em RAC, que tinha aulas com o orientador de Carolina, o professor Manuel Sebastian Rebollo Couto, foi a responsável por elaborar a proposta de sistema, por meio de um projeto integrador (PI).

Ao longo do primeiro semestre do ano, a turma - hoje na quarta fase do curso - pesquisou sobre os benefícios econômicos e ecológicos da captação de água da chuva e buscou alternativas de tipos de sistemas e onde implantá-lo no câmpus. "A ideia é cortar custos do câmpus e ajudar o meio ambiente", explica o estudante Antônio Manoel Jordão, 15 anos, um dos responsáveis pela apresentação do projeto na última quarta. A água pluvial seria usada nos banheiros, na rega das plantas e para a limpeza do prédio. A proposta inicial dos estudantes é instalar caixas d'água e tubulação nas marquises dos blocos do câmpus e outra ao lado da quadra poliesportiva.

Visitas ao Parque Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis, e entrevistas com professores do Câmpus São José que instalaram sistemas de captação de água da chuva em suas casas fizeram parte do levantamento de informações. "Ficou clara a importância ambiental que esse projeto tem. A água potável está diminuindo. Então, é importante procurar soluções, porque nós somos afetados", alertou a estudante Bruna Ferrari, 16 anos, durante a apresentação.

A direção do câmpus ficou de avaliar a viabilidade técnica do projeto. Uma das questões a serem investigadas é se as marquises aguentariam o peso das caixas d'água propostas pelos estudantes.

Primeiro PI

O sistema de captação de água da chuva para o câmpus foi o primeiro projeto integrador (PI) do qual participou a turma que atualmente está na quarta fase do técnico em RAC. Por meio dele, os estudantes pesquisaram e puseram em prática conhecimentos de várias disciplinas e precisaram trabalhar com planejamento para que a proposta tomasse forma. "Foi difícil, mas é ótimo ver que deu resultado", comemora Bruna.

Para a turma, foi um desafio e mesmo um momento de superação. "A gente não se sentia capaz de fazer algo assim", diz Jayane de Lima Serafim, 16 anos. "Fomos buscando e descobrindo coisas novas", conta Priscila da Silva Francisco, 17 anos.

A estudante Carolina Bittencourt, da especialização em Educação Ambiental, acompanhou todo o processo e considera que o engajamento dos estudantes na busca por soluções foi fundamental para o sucesso do projeto. "Eles sempre buscaram as respostas a cada novo desafio que aparecia", relata. O foco de Carolina em seu TCC foi observar como a participação dos alunos do curso técnico integrado no PI contribuiu para o aprendizado deles em questões ambientais. A defesa do TCC de Carolina está prevista para outubro.
ENSINO CÂMPUS SÃO JOSÉ