O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pesquisas que visam uma alimentação saudável também integram mostra científica

EVENTOS Data de Publicação: 16 set 2018 08:00 Data de Atualização: 14 set 2018 15:52

Há algum tempo, a palavra de ordem é saúde, seja através de práticas esportivas, novos hábitos culturais e/ou consumo de alimentos saudáveis e naturais. E esses últimos remetem, quase sempre, ao final da lista daqueles classificados como os mais saborosos. No entanto, uma pesquisa desenvolvida por um grupo de alunos do Câmpus Xanxerê terminou com essa “crendice”, pelo menos no que se refere a doce de leite. 

O trabalho recebeu o 1º lugar no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do ano passado e desenvolveu um doce de leite sem lactose, mais nutritivo e com maior rendimento através da adição da biomassa de banana verde, que atua como espessante nos alimentos, além de acrescentar vitaminas e sais minerais, e ter efeito prebiótico.  

Da mesma forma, uma manifestação de fé da cultura local – Massa Promessa, também conhecida como “pão do Divino” - atualmente também é objeto de pesquisa, desenvolvida por um grupo de professores do Câmpus Florianópolis-Continente e que foi divulgada na revista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante o encontro mundial das Cidades Criativas, que ocorreu na Cracóvia (Polônia), de 11 a 15 de junho. 

A criação de um pão sem sova, que utiliza fermento natural (à base de iogurte) e que pode ser assado em uma panela. Ou seja, não precisa de equipamentos profissionais e pode ser feito em casa.

Essas e outras novidades, pesquisas e descobertas sobre alimentação saudável serão apresentadas na 7ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018), que acontece de 18 a 20 de setembro, no Câmpus Florianópolis-Continente. 

O evento, que tem como tema central, “ConsCiência: a escola que transforma”, oportuniza realização de oficinas, rodas de conversa tais como desmistificando o glúten, Alimentação Saudável e interpretação de rótulos de alimentos, bem como a palestra Cultura Alimentar: responsabilidade profissional nas carreiras e nas cadeias produtivas, com o coordenador do curso Gastronomia do Instituto Federal Fluminense (IFF), Gustavo Guterman.

Ação do Ácido Naftaleno Acético na qualidade físico-química de pitangas, Análises da capacidade antioxidante do Limão Tahiti (Citrus Latifolia), Análise quantitativa de Potássio em diferentes variedades de Abacate da espécie Persea Americana Miller, e Desenvolvimento de queijo tipo Gorgonzola por meio da replicação do fungo Penicillium Roquefort em laboratório são alguns dos trabalhos desenvolvidos que serão apresentados de forma oral ou pôster. 

Programação

A conferência de abertura, agendada para as 19h de terça-feira (18), vai debater o empoderamento feminino: de doméstica a CEO pelo trabalho no mundo da tecnologia, com a egressa do curso de Eletrotécnica e empresária, Joana de Jesus, logo após apresentação da Orquestra e Coral do IFSC. 

Com o foco em Educação, Joana D’arc Felix de Sousa, que possui pós-doutorado pela Universidade de Harvard e que atualmente coordena e desenvolve projetos de pesquisas na área de resíduos sólidos, com foco no reaproveitamento de resíduos do setor coureiro-calçadista em novos produtos, como pele humana para transplantes, vai ministrar, às 10h45 de quarta-feira (19), a palestra Educar com Ciência. Joana possui 15 patentes nacionais e internacionais e já foi agraciada com 80 prêmios e honrarias dentre eles Personalidade 2017 do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo Jornal O Globo e Medalha Theodosina Ribeiro 2018, concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Outro destaque é a apresentação e avaliação dos finalistas do Prêmio IFSC de Inovação, que acontece na manhã de quinta-feira (20)  e o evento Pitch do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018, agendado para quarta-feira (19), a partir das 8h.

Intercâmbio

Visando também apreender mais e trocar experiências sobre tudo o que envolve os três eixos – ensino, pesquisa e extensão - o evento reunirá até 16 apresentações orais de discentes de ensino técnico, graduação e pós-graduação de outras instituições.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.