O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ponte de espaguete bate recorde e suporta 90kg em competição no Câmpus Criciúma

ENSINO Data de Publicação: 17 set 2018 09:38 Data de Atualização: 17 set 2018 09:40

Estudantes do curso técnico em Edificações do Câmpus Criciúma participaram sexta-feira (14) da Competição de Pontes de Espaguete. Foi a terceira edição do evento que faz os alunos exercitarem na prática conteúdos trabalhados no curso. A novidade deste ano foi o recorde batido pela equipe campeã.

A ponte JFG, construída pelos alunos Juliano Machado, Gabriel Ramos e Felipe Marangoni, suportou 90 quilos no total. Pontes construídas em edições anteriores conseguiram suportar uma carga maior, mas esta foi a primeira vez que uma ponte campeã ficou dentro do limite de 900 gramas estabelecido pelas regras da competição.

No âmbito da disciplina de Sistemas Estruturais, os alunos precisam projetar e construir uma ponte usando unicamente 900g de macarrão do tipo espaguete e cola, vencendo a ponte que suportar a maior carga. Se as pontes ultrapassam as 900g, a carga final suportada é descontada.

“Nesta disciplina, os alunos aprendem sobre os esforços atuantes nas barras e com isso eles têm condições de fazer o dimensionamento nas treliças. Primeiro eles fazem o cálculo ‘na mão’, depois fazem o projeto no software e então o experimento prático, que é a ponte. O espaguete é fácil de trabalhar, tem pouca resistência e dá mais emoção para a competição”, explica o professor Cleidson Alves.

Confira o vídeo completo da competição.

Campeões

Os vencedores da edição deste ano se destacaram tanto por ficarem dentro do peso limite tanto pela carga suportada pela ponte. De acordo com Felipe Marangoni, o diferencial do projeto foi usar uma cola mais leve e construir a ponte no final de semana passado, dando tempo para a cola secar.

“O projeto e a execução também foram importantes, além da união da equipe que fez a diferença. Não só a equipe, mas toda a turma também apoiou, trocando ideias e ajudando a melhorar o projeto”, afirma o aluno.

Em segundo lugar, a ponte LM, dos estudantes Larissa Carvalho, Laura Ceolin, Maria Eduarda Teixeira e Mariane Menegasso suportou 70kg, mas teve validados 41,19kg, descontada excesso de peso da ponte. O terceiro lugar ficou para a ponte Gabilo, de Gabriel Rosso, Abigail Sartor e Eloíse Farias, que suportou 55kg, sendo validados 34,81kg.

Experiência

Para o professor Anderson Muller, a competição deste ano se destacou pela dedicação dos estudantes e pelo recorde estabelecido pelos vencedores. “Além de ficar dentro dos padrões estabelecidos, a ponte suportou uma carga bastante alta, considerando que são alunos de curso técnico e que o dia estava úmido, o que interfere bastante na resistência do espaguete”, afirma.

O professor explica que a atividade é uma forma de os alunos terem contato com todas as etapas de um projeto. “Eles fazem o projeto, estabelecem os parâmetros, executam o projeto e o testam na prática. Por mais que seja um modelo reduzido, eles conseguem ver o quanto um projeto mais simples ou mais complexo interfere na execução e o quanto a execução é importante para que se consiga atingir o objetivo do projeto”, explica.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.