O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sepei 2018 reúne produção científica dos 22 câmpus

EVENTOS Data de Publicação: 17 set 2018 14:31 Data de Atualização: 17 set 2018 14:56

Tecnologia, novas formas de ensinar e atuar junto a comunidades através de iniciativas de extensão, além de muita pesquisa e inovação aliadas a tudo isso! Esse é o 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018), que acontece dias 18, 19 e 20 de setembro, no Câmpus Florianópolis-Continente

O evento, cuja expectativa de público supera 1.600 pessoas já confirmadas, é a oportunidade de divulgar, tanto para a comunidade em geral quanto para a comunidade interna do Instituto, as experiências e os resultados das práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos 22 câmpus do IFSC. 

Com o tema “ConsCiência: a escola que transforma”, o Sepei 2018 oferece ainda para seu público oficinas nos mais diversos temas científicos. Aprender a fazer jogos para a internet; iniciação à Robótica, usando o sistema de construção Lego; modelagem 3D, com introdução às técnicas de desenho técnico e ao Software Solidworks; além da Design Thinking centrado no estudante como estratégia à EaD, com o coordenador da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc), Vilson Martins Filho.

Além das exposições de trabalhos, por apresentação oral ou pôster, e as oficinas, o Seminário vai proporcionar a discussão sobre Astronomia, através de rodas de conversa, que também irão  tematizar a desmistificação do glúten, e a relação da alimentação saudável e interpretação de rótulos de alimentos.  

E claro, as palestras e mesas redondas também integram a programação, que inicia com a conferência sobre a mulher no mundo do trabalho da ciência e da tecnologia, com Joana de Jesus, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate Mulher) e da Automatisa Laser Solutions, às 19h de terça-feira (18), no Centro de Eventos do Câmpus Florianópolis-Continente. 

Com o foco em Educação, Joana D’arc Felix de Sousa, que possui pós-doutorado pela Universidade de Harvard e que atualmente coordena e desenvolve projetos de pesquisas na área de resíduos sólidos, com foco no reaproveitamento de resíduos do setor coureiro-calçadista em novos produtos, como pele humana para transplantes, vai ministrar, às 10h45 de quarta-feira (19), a palestra Educar com Ciência. Joana possui 15 patentes nacionais e internacionais e já foi agraciada com 80 prêmios e honrarias dentre eles Personalidade 2017 do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo Jornal O Globo e Medalha Theodosina Ribeiro 2018, concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Outro destaque é a apresentação e avaliação dos finalistas do Prêmio IFSC de Inovação, que acontece na manhã de quinta-feira (20)  e o evento Pitch do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018, agendado para quarta-feira (19), a partir das 8h.

Para saber mais, consulte a programação completa.

Intercâmbio

Visando também apreender mais e trocar experiências sobre tudo o que envolve os três eixos – ensino, pesquisa e extensão - o evento reunirá até 16 apresentações orais de discentes de ensino técnico, graduação e pós-graduação de outras instituições.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.