Alunos do Integrado em Edificações apresentam o projeto Comfort Pet no Sepei 2018

PESQUISA Data de Publicação: 21 set 2018 09:08 Data de Atualização: 21 set 2018 09:10

Que tal unir o aprendizado técnico com a resolução de problemas sociais? Foi nisso que pensou a turma do primeiro ano do Técnico Integrado em Edificações do Câmpus São Carlos. Além de aprender desenho técnico, eles construíram uma casa para animais de estimação com mais conforto ambiental. O protótipo estava exposto no stand do câmpus durante o 7º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2018).

Instigados pela professora Etianne Alves de Oliveira, primeiro os estudantes precisaram identificar um problema. “Isso faz com que, além do conhecimento técnico, os alunos despertem a capacidade de olhar o entorno e prospectar oportunidades”, destaca a professora. Em seguida, a turma desenvolveu o desenho técnico e, por último, construíram um protótipo.

A ideia garantiu uma apresentação oral durante o Sepei. Os alunos que representaram a equipe, Bruna de Lima e Edinei Cason, contaram o passo a passo do projeto. A casinha é similar às tradicionais, mas projetada com material reciclado e com a possibilidade de controle e/ou isolamento do vento.

“Pude ver muitos conhecimentos diferentes aqui no Sepei. Estou muito nervosa em apresentar o trabalho, pois são muitos trabalhos bons. Mas me preparei e vou fazer o melhor que posso”, afirmou Bruna.

Além da casinha para cachorros apresentada no Seminário, outros quatro trabalhos também foram pensados e confeccionados por outros grupos da mesma turma: luminária, cadeira de camping, garrafa pet e lâmpada físico-química. Todos serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, no Câmpus São Carlos.

Especificamente ao Sepei 2018, foram levadas nove apresentações de São Carlos , principalmente voltadas para a área da construção civil. O câmpus ainda leva na bagagem dois projetos finalistas do II Prêmio IFSC de Inovação, na categoria Sala de Aula: “O técnico em Edificações e a Comunidade”, que conquistou o 3º lugar, e “Práticas Extensionistas no IFSC Chapecó”.

Projetos no Sepei 2018

- Registro de capelas de madeira do Oeste catarinense, de Mauro Fernando Normberg Bohm, Karoline Bohm Secchi, Murilo Henrique Kroth Schunemann, Bernardo Ribeiro Bohm, que comquistou o 1º lugar na Divisão Temática 1 (Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional)

- Avaliaçao do rendimento de carcaça e filé de peixes cultivados no Oeste Catarinense, de Lucimara Dalla Porta, Mateus Potrich Bellé, Dionathan Feil, Eduardo Luiz Tavares Gonçalves, Douglas Sauceda

- Teor ótimo de aditivo em pastas auto-adensáveis através do Cone de Marsh, de Kelli Maria Kreuz, Bruno Bugs, Wallance Ferrão, Anderson Renato Wolenski