O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC é um dos organizadores do Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência

EVENTOS Data de Publicação: 04 out 2018 16:21 Data de Atualização: 04 out 2018 18:28

Televisão, computador, celular, satélites. A aplicação da tecnologia de vácuo vai muito além do uso na indústria alimentícia, no fechamento de embalagens, por exemplo. Tanto que a fabricação dos objetos citados no início do parágrafo depende, atualmente, do uso desta tecnologia. Para abordar esse tema, Joinville sedia o 39º Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CbrAVIC), de 8 a 11 de outubro, no Câmpus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no Perini Business Park.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) em conjunto com o IFSC, UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Ágora Tech Park, o evento reunirá os setores acadêmico e industrial para discutir problemas relevantes nas áreas de tecnologia de vácuo, ciência dos materiais, tratamento de superfícies, tecnologia de plasmas, nanotecnologia e energias renováveis.


"O principal objetivo deste congresso é estreitar os laços entre universidades, centros de pesquisa e indústrias, propiciando o intercâmbio de informações e conhecimentos entre estes segmentos", explica o professor do Câmpus Joinville do IFSC Alexandre Werner Arins, que é um dos representantes do IFSC no comitê organizador do congresso, junto com o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, Jaison Vieira da Maia, e o professor do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau Joel Stryhalski. Os três são professores de física.


Por conta da participação do IFSC na organização, um dos eventos do congresso acontecerá em Jaraguá do Sul. Trata-se de um minicurso para professores e alunos do ensino médio e final do ensino básico sobre a tecnologia de vácuo. O objetivo é mostrar uma maneira diferente de estudar a tecnologia de vácuo, de forma lúdica e interativa, utilizando conceitos da aprendizagem ativa. O minicurso acontece já na segunda (8), às 8h30, no Câmpus Jaraguá do Sul – Centro do IFSC.


O mesmo minicurso acontece em Joinville na segunda à tarde, às 13h30, na Udesc. Embora seja gratuito, estudantes e professores do ensino básico e médio devem fazer a inscrição pela internet, no portal do evento.


As demais atividades do Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, destinadas a pesquisadores, especialistas e estudantes e professores de graduação, também têm inscrição pela internet, no mesmo site. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais e cinco minicursos nas áreas de tecnologia de vácuo, análise de superfícies por XPS, microscopia eletrônica, plasmas e filmes finos.


Para mais informações, acesse a página do evento.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.