O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá fica acima da média no Conceito Enade

ENSINO Data de Publicação: 15 out 2018 12:05 Data de Atualização: 16 out 2018 15:58
O curso de Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá recebeu conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Os resultados foram divulgados na terça-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.
 
O Inep divulgou os resultados do Enade e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Dois cursos do IFSC receberam conceito máximo (5), enquanto que outras seis graduações estão com nota 4, incluindo o curso de Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá. Clique aqui para conferir o desempenho dos demais cursos do IFSC avaliados.
 
O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. Porém, ambos fazem referência à qualidade da educação superior, calculados anualmente pelo Inep. Clique aqui para saber mais sobre o Conceito Enade.
 
Coordenador da Licenciatura em Física, o professor Lucas Telichevesky avalia como positivo o resultado obtido pelo curso e destaca o envolvimento de estudantes, professores e técnicos do IFSC. “Estamos sempre buscando aperfeiçoar o curso, capacitando os servidores, incentivando a participação de alunos e servidores em eventos científicos e a publicação de trabalhos, oferecendo bolsas de iniciação à docência, científica ou internas para incentivar e garantir a oportunidade de estudos. O desafio é continuar melhorando o curso, manter os professores a par das melhores práticas educativas, garantir condições para que os alunos possam se dedicar aos estudos, manter todos os servidores imbuídos da missão de garantir educação de qualidade a todos”, afirma.
 
Enade
 
Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.
ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.