O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Itajaí adere ao Pnae e passa a ofertar lanches para os alunos dos cursos técnicos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 out 2018 11:07 Data de Atualização: 22 out 2018 11:12

Desde o dia 10 de outubro, o Câmpus Itajaí passa a ofertar lanches para alunos dos cursos técnicos nos intervalos dos três turnos de aula (9h35, 15h20 e 20h20). Às segundas, são servidos biscoitos de polvilho e aveia, às terças banana, quartas maçãs e quintas e sextas são bananas, todos produtos oriundos da agricultura familiar. A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que oferece alimentação escolar e promove ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. 

Os alimentos são distribuídos gratuitamente para os alunos e são investidos, por meio do Pnae, R$ 0,36 para o lanche de cada estudante. O que equivale a cerca de 80 gramas de fruta ou 60 gramas de biscoito por aluno. A distribuição é feita no hall de entrada do Câmpus e conta com o trabalho voluntário de alunos e servidores. “Os estudantes ainda estão um pouco tímidos e muitos perguntam se podem pegar as frutas ou quanto teriam que pagar por elas”, explica a chefe do Departamento de Administração do Câmpus Itajaí, Patrícia Leite, que é também uma das integrantes da comissão local do Programa Nacional.

A oferta dos lanches já tem mudado os hábitos alimentares de alguns alunos. “Eu estou achando isso muito positivo, muitas vezes a gente não tinha nada para comer ou mesmo dinheiro para comprar algo. Eu não costumo comer frutas em casa, mas agora estou comendo aqui no IFSC”, explica o aluno do curso técnico integrado em Mecânica, Charles dos Santos Filho.

Além de incentivar a alimentação saudável entre os alunos, a proposta da comissão local do Pnae é também pensar em outros produtos como tortas que possam ser feitos aproveitando as cascas das bananas. A proposta é também utilizar os resíduos como material orgânico para a composteira do Câmpus.

Os alunos e servidores que queiram atuar como voluntários e ajudar a servir os lanches podem procurar a chefe do Departamento de Administração, Patrícia Leite, ou enviar um e-mail para direcao.itajai@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.