O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Primeira turma de Certific no IF Goiano é motivo de comemoração para professoras do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 24 out 2018 14:54 Data de Atualização: 24 out 2018 14:58

Dezessete produtores de queijos da região do Vale de São Patrício, em Goiás, receberam em 18 de outubro certificação profissional em reconhecimento a seus saberes profissionais numa cerimônia no Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - conquista muito celebrada pelas coordenadoras do Proeja e do Certific do IFSC, Elenita Eliete de Lima Ramos e Cláudia Hickenbick, que em 2017 atuaram na capacitação dos servidores daquele IF para a oferta desse tipo de formação. Com a certificação, os trabalhadores conquistam a elevação da escolaridade e têm seus saberes profissionais reconhecidos, além de garantirem acesso a conhecimentos que permitem o aprimoramento e profissionalização dos processos de produção já desenvolvidos.

O curso começou a ser ministrado em março e, durante o processo de certificação, os produtores relataram que a experiência profissional de muitos anos não era suficiente para o reconhecimento do mercado de trabalho, que exige a comprovação da experiência na área. Na análise de Elenita e Cláudia, os Institutos Federais têm um papel importante nesse âmbito, pois podem avaliar e reconhecer, com o Certific, os saberes profissionais de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a educação formal e, ainda assim, desenvolveram habilidades profissionais. Além disso, o Certific pode ser porta de entrada para a educação formal desses trabalhadores, como o Proeja, já que eles passam a se sentir pertencentes à instituição.

As professoras Elenita e Cláudia ressaltam que o IFSC tem buscado trabalhar coletivamente o que chamam de "Rede pela EJA na Rede" desde 2013. Além do IF Goiano, as servidoras do IFSC já levaram a experiência do Proeja e do Certific para outras instituições, como o os institutos federais de Goiás (IFGO), do Amazonas (IFAM), da Bahia (IFBA) e Baiano (IFBaiano), além de receber também visitas de servidores que vêm conhecer experiências e metodologias nas ofertas locais. Um exemplo foi a vinda de uma servidora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), em setembro, para conhecer a oferta do IFSC e os elementos do Documento Orientador da EJA na instituição (Resolução 186/2017 do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão). "Esse documento tem sido socializado com os institutos a fim de fortalecer a Rede pela EJA na Rede, o que deve acontecer também com a Política de EJA-EPT do IFSC, que está em apreciação no CEPE", explica Elenita.
 

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.