Pular para o conteúdo

Notícias

Ações visam atendimento integral do aluno

ENSINO Data de Publicação: 15 fev 2019 08:22 Data de Atualização: 15 fev 2019 14:47

E mais um ano letivo começa. Alunos, sejam veteranos ou calouros, chegam aos portões do IFSC. As salas por cerca de dois meses em silêncio absoluto ganham a partir de agora aprendizados, questionamentos, experiências, certezas, e evoluções.

Para os estudantes que ingressam no Instituto somam-se as mudanças de rotina, de infraestrutura, outros colegas, novidades em recursos acadêmicos, projetos de pesquisa, extensão, novas chances e oportunidades.

Por vezes, o corpo e a mente sentem as sucessivas transformações. E para esses casos de ansiedade e outros sentimentos causados por inúmeras situações do dia a dia, alunos do Câmpus Xanxerê podem usufruir de atendimentos psicológicos individuais, em grupo e ainda com as turmas de sala. O objetivo da iniciativa é conversar e orientar alunos, professores e também os pais dos estudantes. Todos os temas para os trabalhos surgem da demanda dos próprios alunos, professores e gestão. “Escrevi um plano de trabalho para este ano incluindo todas as ações realizadas no ano passado e acrescentei outros trabalhos que percebi necessidade, como sexualidade e uso de drogas”, destaca a psicóloga Cristina Folster, já anunciando o foco do trabalho que iniciou ano passado e vai seguir em 2019.

Assistência

A partir desse ano, 21 dos 22 câmpus ofertarão lanches aos alunos, nos intervalos das aulas. Os alimentos fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o objetivo é suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos estudantes beneficiários. A opção de alimentação foi elaborada por uma nutricionista e é entregue por agricultores familiares, selecionados em um pregão presencial. O lanche do Pnae é composto por bananas e biscoitos e é entregue nas terças, quartas e quintas-feiras, durante os intervalos das aulas dos cursos técnicos. Serão beneficiados com a alimentação número superior a 10 mil estudantes matriculados nos cursos técnicos.

Há casos, cujos alunos se enquadram no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e recebem o kit-lanche, como alguns do Câmpus Chapecó.

Auxílios

O IFSC conta com o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social  (Paevs), composto pelos seguintes auxílios financeiros: auxílio Permanência, auxílio Compulsório, auxílio Ingressante cotista renda inferior a 1,5 salários-mínimos e o auxílio emergencial. Assim, os estudantes têm acesso a atividades desportivas; apoio a eventos; auxílio financeiro para pagar despesas como, por exemplo, alimentação, material escolar e transporte; além de outras atividades.

O auxílio permanência destina-se ao estudante matriculado em cursos presenciais, com renda bruta per capita de até 2 salários-mínimos vigente, enquanto que o compulsório é para estudantes inscritos no CadÚnico, àqueles matriculados em cursos Proeja e os matriculados em cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.

Já o auxílio Ingressante Cotista, destina-se ao estudante que entrou no IFSC por meio da cota de escola pública, com renda inferior a 1,5 salários-mínimos, matriculado em curso presencial. De caráter eventual, o auxílio Emergencial destina-se ao estudante matriculado em curso presencial, em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência no curso. Para ter mais detalhes, o aluno deve procurar a Coordenadoria Pedagógica de seu câmpus.

Práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e as diferenças em sala de aula também constituem a rotina nos câmpus, através da Coordenadoria de Ações Inclusivas (CAI). Alunos do Técnico Integrado em Tradução e Interpretação de Libras Câmpus Palhoça Bilíngue produziram um vídeo de boas vindas a todos os estudantes.

Além da sala de aula

É impossível pensar uma escola sem biblioteca. Mais que uma extensão da sala de aula, a biblioteca é um espaço de valorização e incentivo da leitura como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem e de formação integral. No IFSC, todos os câmpus possuem bibliotecas disponíveis para os alunos matriculados nos cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e programas especiais, presenciais ou a distância, servidores e comunidade.

Nas bibliotecas, os usuários contam com empréstimo domiciliar, renovação de empréstimo, reserva de materiais, consulta local e on-line ao acervo, acesso à internet para pesquisa acadêmica, levantamento bibliográfico, referência de materiais, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, visitas orientadas, lista de novas aquisições, elaboração de fichas catalográficas institucionais e capacitação.

O Sistema de Bibliotecas Integradas utiliza o sistema de gerenciamento SophiA, que permite a consulta on-line ao acervo e ao cadastro do usuário, para verificação pessoal de datas de empréstimo, devolução e histórico destes, bem como renovações e reservas de material bibliográfico. O acesso pode ser feito pelo link disponível no menu Bibliotecas do Portal do IFSC.

Estudantes e servidores também podem acessar gratuitamente a coleção completa de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio do portal Target GedWeb, que é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios com o qual a instituição tem contrato.

Há ainda a opção do Acervo Virtual, que permite o acesso à coleção de e-books da plataforma EBSCOhost, organização que representa vários editores científicos e que disponibiliza títulos para empréstimo (acesso temporário) e download total ou parcial das obras consultadas. A base possui obras de todas as áreas do conhecimento, que somam o montante de 140 mil títulos. Os links para acesso à plataforma e tutoriais também estão no menu Bibliotecas do Portal do IFSC.

Os alunos ainda podem acessar o Portal de Periódicos da Capes em sua versão completa (com consulta a bases de dados e publicações com acesso restrito) em qualquer câmpus ou remotamente, por meio do cadastro na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O acesso via CAFe é feito com o login e senha institucionais e deve indicar a instituição de vínculo do aluno ou servidor.

Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer os serviços virtuais, o Sistema de Bibliotecas Integradas investe na ampliação e renovação do acervo físico, realização de projetos e eventos de incentivo à leitura e dinamização da estrutura como espaços de encontro e criatividade, tornando os ambientes cada vez mais atrativos e acolhedores.

Na biblioteca do Câmpus Joinville, por exemplo, além de espaço para pesquisas, estudo em grupo e leitura, os usuários podem usufruir do ambiente para descanso nos confortáveis pufes, prática de jogos que trabalham a concentração, como quebra-cabeça e xadrez, e desenvolvimento de artes manuais. Atividades culturais, rodas de conversa e iniciativas que visam ao estímulo da leitura também são bem-vindas na nova biblioteca, inaugurada em outubro do ano passado.

Com tudo em cima

E para aproveitar tudo que o IFSC oferece em termos de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, é importante que o aluno tenha sempre em mãos seu número de matrícula. Além de ter conhecimento do Guia do Estudante, o cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o Sigaa  também é imprescindível, pois através dele é possível fazer rematrículas, trancamentos, ter acesso ao boletim e histórico escolar, bem como a materiais didáticos. 

O primeiro semestre letivo de 2019 termina em 10 de julho, enquanto que o segundo vai de 29 de julho a 18 de dezembro.

ENSINO