IFSC e IFC organizam evento para dirigentes da Rede Federal de todo o País

EVENTOS Data de Publicação: 15 mar 2019 15:57 Data de Atualização: 15 mar 2019 16:42

De 9 a 13 de setembro, Florianópolis irá receber cerca de 1,4 mil dirigentes da Rede Federal para discutir políticas e desafios da educação profissional e tecnológica no Brasil. Em sua 43ª edição, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) será realizada no Centro de Eventos do Costão do Santinho e está sendo organizada pelos dois institutos que existem em Santa Catarina – o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC). O tema do evento será “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.

A Reditec é realizada há 42 anos e recebe gestores dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II. O objetivo do evento é avaliar práticas e resultados nas instituições que compõem a Rede Federal. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é quem promove a reunião com recursos próprios e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O evento é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. “Nossa intenção é que os gestores participem da reunião e retornem às suas instituições mais qualificados para implementar experiências exitosas e práticas apresentadas na Reditec”, destaca o coordenador-geral da Reditec 2019 e pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, André Dala Possa.

Programação

O evento será composto por painéis, apresentações de relatos de experiências exitosas e oficinas. “A programação terá reuniões técnicas articuladas para aprofundar debates em torno dos desafios da formação profissional, estabelecendo diálogos para além do que se consegue pensar na rotina diária, valorizando o passado e com atenção estratégica ao futuro”, explica André.

As atividades abordarão três eixos temáticos: Contextos e desafios da implantação da Rede; Tecnologias para a inovação na Educação Profissional e Tecnológica frente ao mundo do trabalho; e Como pensar nossos currículos em rede. A programação será divulgada em abril, quando será realizado o lançamento do evento e do site da Reditec. As inscrições dos gestores estão previstas para julho.

Organizadores

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, organizar a Reditec neste ano em que se comemora os 110 anos da Educação Profissional no Brasil é uma grande responsabilidade. “Nos consolidamos enquanto rede e hoje, muitas vezes, nossas instituições são a única opção de ensino técnico e superior gratuito na maioria dos municípios em que estamos”, afirma. “Avanços são possíveis e necessários e esta reunião é importante para refletirmos sobre o que estamos fazendo e como podemos gerar ainda mais transformação no nosso País por meio da educação’, complementa.

“Para o IFC, é uma honra receber e organizar a edição de 2019 da Reditec, especialmente num momento em que a proposta é formar e constituir debates mais integrados entre os institutos, e, desse modo, fortalecer o conceito de Rede”, destaca a reitora do IFC, Sônia Fernandes. “As expectativas que temos são as melhores, tanto no que diz respeito à organização do evento em si quanto à relevância das discussões que serão realizadas nesse encontro, uma vez que teremos como grande tema os 110 anos da educação profissional, assunto articulador dos demais debates no campo especialmente da gestão”, ressalta.

Sobre a Reditec

A reunião anual é realizada desde 1977. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos câmpus, pró-reitores e reitores.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II.
O IFSC já sediou uma Reditec em 2007, quando ainda era Cefet-SC. O evento foi realizado na capital catarinense e teve como tema “A reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com a expansão das escolas técnicas e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”.

No ano passado, também junto com o IFC, o IFSC organizou a primeira edição da Reditec Sul no Câmpus Lages. Neste ano, a Reditec Sul será realizada de 14 a 16 de maio em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, e está sendo organizada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Mais informações

O site da Reditec 2019 será lançado em abril com a programação do evento. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail 2019@reditec.org.br

EVENTOS NEWS