O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Abertas inscrições para concurso de fotografia do Festival do Papagaio-charão

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 15 abr 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 13:57

O Campus Urupema Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) é um dos organizadores do 1º Festival do Papagaio-charão, um evento destinado a observadores de aves, que está com inscrições abertas para seu concurso de fotografias, categoria amador. O IF-SC terá um estande no evento, que ocorre de 28 a 30 de abril e deve reunir pessoas de todo o Brasil e também do exterior. A prefeitura de Urupema, o Conselho Municipal de Turismo e o Instituto de Pesquisa e Aplicação Ambiental e Cultural (Ipac) também organizam o festival.

 

O personagem principal deste evento é uma espécie ameaçada de extinção, o papagaio-charão sendo que toda sua população vem para serra nessa época, aproveitando para se alimentar das frutas locais e do pinhão. Na programação ainda estão previstos palestras, concursos de fotografia (amador, já com inscrições abertas, e profissional, com inscrições no dia 28) e saídas de campo para observar o papagaio-charão e diversas espécies de aves raras. A programação completa e os procedimentos para inscrição nos concursos de fotografia podem ser conferidos 

aqui

.

Professores e alunos do IF-SC vão participar com apresentação de banners relacionados a área ambiental e da fruticultura, já que o papagaio-charão (Amazona pretrei) se alimenta de frutas locais como uvaia, guabiju, guabiroba e pera. Já estudantes do curso de qualificação em Processamento de Frutas vão expor geléias e doces produzidos por eles, para que o público possa experimentar os alimentos. Haverá, ainda, exposição sobre os atrativos da região serrana feita pelos ex-alunos do curso de qualificação em Condutor Ambiental. Os professores Silmar Primieri e Roberto Komatsu são os representantes do Campus Urupema diretamente envolvidos na organização e execução do festival.  


“Vamos aproveitar esse evento, que vai envolver muitas pessoas, para divulgar o Instituto Federal na região”, diz o diretor-geral do Campus Urupema, Jorge Luiz Pereira.  

 

 

Sobre o papagaio-charão
O papagaio-charão é um dos menores papagaios brasileiros. Apresenta 32cm de comprimento e 280g de massa corporal. Sua plumagem geral é verde, destacando-se a máscara vermelha que nos adultos se estende até a região posterior dos olhos. Também apresenta coloração vermelha no encontro das asas e das polainas das patas. O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato de o macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.

 

A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. Nos demais meses do ano, contemplando seu período reprodutivo, o papagaio-charão distribui-se por uma ampla área, principalmente no nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul. Nesse período, ocupa uma paisagem caracterizada por pequenas formações florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, que hoje sofrem bastante influência do homem, constituídas por campos ou lavouras.

(Fonte:

Universidade de Passo Fundo

)

CÂMPUS URUPEMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.