O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Campus Urupema oferece oficinas de dança circular

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 02 ago 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:07

 

Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para oficinas gratuitas de dança circular oferecidas pelo Campus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São 15 vagas, sendo 6 para a comunidade em geral, 6 para profissionais da educação e 3 profissionais de saúde. As aulas serão todas as sextas-feiras, das 19h às 20h30, no próprio campus.       

 

A Dança Circular é praticada por grupos que, geralmente, realizam os movimentos coreográficos de mãos dadas na roda. O que mais importa nestes movimentos não é a técnica, mas os sentimentos despertados pela Dança Circular. Essa dança foi iniciada na década de 60, quando o bailarino e pedagogo da dança, Bernard Wosien, iniciou um movimento de coleta e divulgação de danças folclóricas, populares e sagradas de diferentes povos e culturas, que ficou conhecido como Dança Circular. 

 

De acordo com a coordenadora pedagógica do campus, Camila Koerich Espindola, responsável pelas oficinas, a Dança Circular tem o potencial de trabalhar tanto o aspecto físico quanto o emocional do ser humano. “Por conseguinte, desenvolve a coordenação motora, a expressão corporal, a referência espacial, a memória, a concentração, o equilíbrio, além de promover a autoestima, a paciência, a cooperação, a integração sócio-afetiva e a inclusão”, explica. 

 

Essas oficinas fazem parte de um projeto de extensão apoiado pelo Campus Urupema denominado “Mão Unidas pela Roda: A Dança Circular no Campus Urupema”, coordenado por Camila e desenvolvido com o apoio de duas bolsistas do curso PROEJA, as estudantes Alini Oliveira Andrade e Camila Adenir da Silva.

 

As oficinas começam em 17 de agosto e terminam em 14 de dezembro desse ano. “Pretendemos compartilhar danças de diferentes povos e estilos, tais como danças meditativas, folclóricas, infantis, populares e sagradas”, conta Camila.  

 

Para se inscrever é preciso ter acima de 16 anos. “As vagas foram divididas entre comunidade em geral e profissionais de saúde e educação para que estes possam socializar os conhecimentos e benefícios adquiridos com a Dança Circular em seu meio profissional”, explica Camila. 

 

Caso existam mais interessados em relação ao número de vagas, será realizado sorteio público. Mais informações no Campus Urupema ou pelo telefone (49) 3236 3100.


CÂMPUS URUPEMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.