O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Campus Garopaba atuará na gestão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 16 ago 2012 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:07

 

Após concorrer com diversos órgãos governamentais de Santa Catarina, o Campus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi nomeado, na última semana, para participar das discussões e pesquisas das atividades sustentáveis na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA da Baleia Franca). A APA é uma unidade de conservação federal que compreende a área de reprodução da baleia franca austral - mamífero ameaçado em extinção – abrangendo nove municípios do estado, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão, em Içara.

 

Com sede em Imbituba, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (Conapa BF) tem 42 membros, divididos igualmente entre os setores de usuários de recursos e de ONGs ambientalistas, além do setor “público” onde a bióloga e docente da área de Meio Ambiente do campus, Elisa Serena Gandolfo Martins, fará parte. O campus ainda não definiu quem será o suplente. 

 

Esta foi a primeira vez que o campus se inscreveu. “O IFSC se interessou em participar do Conselho da APA por considerar importante a existência de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável (UC) na região de atuação dos campi e a contribuição do projeto no aprimoramento das ofertas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto”, declara Elisa. Como conselheira, ela terá um novo desafio nesta gestão: elaborar o Plano de Manejo da APA, que irá definir princípios e regras para a ocupação sustentável da região de atuação.

 

Segundo a professora, a participação do IFSC na APA será uma via de mão dupla. “Os pesquisadores do IFSC poderão contribuir com a UC através de projetos de pesquisa e extensão que ajudem a suprir as demandas de construção de conhecimento e a capacitar futuros agentes do Instituto comprometidos com um modelo de desenvolvimento que se enquadre nos objetivos do projeto”, afirma. O mandato dos conselheiros é de dois anos.

 

Elisa espera que o APA influencie ainda mais a formação dos alunos dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) de Condutor Ambiental Local de Imbituba e Condutor Ambiental Local de Garopaba, cuja primeira turma se formou na última sexta-feira (10). A professora é coordenadora de ambos os cursos.

 

A posse dos novos membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca será no dia 19 de setembro, durante a Semana da Baleia Franca, realizada em Imbituba. 

 

Para mais informações, acesse o

blog da APA

.

 

Fotos: Blog da APA

 

 

CÂMPUS GAROPABA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.