O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Tubarão deve receber alunos em maio do próximo ano

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 28 fev 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:14

 

Com a definição do novo terreno onde será construído o Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a empresa contratada inicia agora elaboração do projeto de construção da estrutura, que deve ficar pronto em 30 dias. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano e os primeiros alunos devem ser recebidos já em maio de 2014.

 

O diretor de Expansão do IFSC, Caio Alexandre Martini Monti, explica que o edital de licitação da obra deve ser lançado até o dia 5 de maio. “O prédio inteiro será composto por três blocos, mas vamos dar prioridade para o bloco que abrigará as salas de aula. Assim já podemos iniciar as atividades no local em maio do próximo ano”, conta.

 

No dia 18 de fevereiro, a servidora Rita de Cássia Flôr foi nomeada diretora-geral do Câmpus Tubarão e a partir de abril já estará atuando definitivamente na cidade. Até as obras ficarem prontas, ela utilizará um espaço cedido pela Secretaria Municipal de Educação. “Neste primeiro momento vou trabalhar em cima das demandas por formação na região. Ainda estarei estabelecendo parcerias e convênios com outras instituições, supervisionando as obras, planejando as ofertas dos cursos, propondo parcerias e divulgando nossa instituição na comunidade e nos meios de comunicação locais”, explica.

 

Quando estiver totalmente concluído, o câmpus deve ofertar cursos técnicos, qualificação profissional, graduação e pós-graduação, além de educação de jovens e adultos. Cerca de 50% das vagas devem ser para formação técnica, 10% para educação de jovens e adultos, 20% para professores e 20% para pós-graduação.  A previsão é que o câmpus atenda cerca de 1.200 alunos. 


Audiência pública


Em julho do ano passado, cerca de 160 pessoas participaram de uma audiência pública em Tubarão com o objetivo de consultar a comunidade sobre as áreas de interesse para oferta de cursos do novo câmpus da instituição na cidade. Os eixos tecnológicos escolhidos pelos presentes foram: Saúde e Segurança, Controle e Processos Industriais, Produção Industrial, Infraestrutura e Ambiente. A audiência contou com a participação de políticos, empresários, líderes comunitários e população em geral.

 

Entenda o caso

 

Em janeiro de 2012 o terreno do câmpus estava definido em uma área nas margens do Rio Tubarão, na rodovia municipal Aggeu Medeiros, no bairro Passagem, mas o lote cedido pela União sofria uma ação de usucapião. A alegação era de que o terreno já tinha dono. Por esse motivo, o início das obras teve que ser adiado.

 

Depois de um período de negociações, um novo terreno foi disponibilizado pela União, às margens da BR-101, entre o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e a Unisul.

 

CÂMPUS TUBARÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.