O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aulas inaugurais do Mulheres Mil marcam o início das atividades do Câmpus Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 20 ago 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:20

 

Nesta quinta-feira (22) serão realizadas as aulas inaugurais do programa Mulheres Mil nos municípios de Capivari de Baixo e Tubarão. As aulas marcam o início da oferta de cursos do Câmpus Tubarão no sul do estado. 

 

Em Tubarão a aula inaugural será às 19h, no Centro de Referência de Assistência Social, e contará com a presença do professor Carlos Fernando Bairros Ferreira, especialista em Marketing e comunicador. Carlos Fernando falará sobre “Motivação e a importância da mulher na sociedade”. Em Capivari de Baixo, a aula acontece às 14h, na Faculdade de Capivari, e será ministrada pela professora Milena Brandão com o tema “Gênero”.

 

A diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita de Cássia Flôr, conta que, para o próximo ano, já está prevista a oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC) em algumas empresas. “Já fui procurada em função da necessidade de qualificação nos locais de trabalho”, conta. Além disso, a diretora explica que está em fase de conclusão uma pesquisa de demanda local. “Até o final de setembro já pretendo divulgar em quais eixos tecnológicos o câmpus Tubarão irá atuar”, revela Rita.

 

As turmas

 

Ao todo serão ofertadas três turmas do curso de Zeladoria: duas em Tubarão (uma no bairro Morrotes e a outra no bairro Passagem) e uma em Capivari de Baixo. 

 

No bairro Morrotes as aulas serão às segundas e terças-feiras, no período vespertino, no Albergue Noturno Pousada da Paz. Nessa turma, 40 mulheres estão matriculadas. No bairro Passagem, as aulas também acontecem às segundas e terças-feiras, só que no período noturno. As aulas serão ministradas na Escola Básica Manoel Rufino. A turma conta com 30 alunas.

 

Em Capivari de Baixo as aulas serão às segundas e quartas-feiras, no período vespertino, e serão realizadas na Faculdade de Capivari. A turma é composta por 30 alunas. Eventualmente, as turmas poderão também ter aulas às quintas-feiras para realização de atividades de vivência, como passeios culturais e visitas técnicas. 

 

A parte de formação básica do curso será ministrada pelos professores das secretarias de educação dos dois municípios, que já foram capacitados a respeito da metodologia do programa Mulheres Mil. A parte profissionalizante será ministrada pelos professores do Câmpus Criciúma do IFSC, além de outros professores envolvidos, como o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira. 

 

Rita enfatiza que o trabalho das psicólogas e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos dois municípios foi fundamental na busca das mulheres inscritas no programa. “Elas foram de casa em casa convidando as mulheres a participarem das reuniões de apresentação do programa. Com isso, conseguimos alcançar nosso objetivo de contemplar mulheres em situação de vulnerabilidade social, baixa renda e de baixa escolaridade, que é o público do Mulheres Mil”, completa a diretora.

 

Sobre o câmpus

 

O contrato para construção da primeira parte do Câmpus Tubarão foi assinado no dia 18 de julho, em reunião realizada na prefeitura municipal. A obra, iniciada no final de julho, tem uma prazo de 270 dias para ficar pronta, devendo ser entregue até junho do ano que vem.

 

O primeiro bloco do Câmpus Tubarão terá cerca de 1 mil m² de área construída e contará com duas salas de aula e dois laboratórios de Informática, além de biblioteca e sala dos professores. Nesta primeira etapa o bloco terá apenas um piso, que deve ser ampliado nas próximas fases da obra. Quando estiver totalmente concluído, o câmpus terá cerca de 5 mil m² e deve ofertar cursos técnicos, de qualificação profissional, de graduação e pós-graduação, além de educação de jovens e adultos.

 

CÂMPUS TUBARÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.