O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Canoinhas oferta curso sobre plantas e flores para alunos da APAE

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 12 dez 2013 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:36

 

Dezesseis alunos e duas professoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canoinhas estão tendo a oportunidade de aprender técnicas para produção de mudas e assim ampliar as possibilidades de trabalho e renda para os jovens atendidos pela associação. O curso de “Viveirista de Plantas e Flores” está sendo ofertado pelo Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

As aulas começaram no fim de novembro. Com previsão de 160 horas, o curso segue até abril de 2014. Segundo a supervisora do curso, Cristina Duda de Oliveira, a ideia surgiu no início do ano e foi sendo construída ao longo dos últimos meses como forma de consolidar a relação entre o câmpus e a entidade. Os alunos têm aulas três vezes por semana. Cristina explica que duas professoras da APAE também se matricularam para poderem acompanhar os alunos e futuramente auxiliá-los na aplicação dos novos conhecimentos.

 

“Está sendo muito gratificante. É magnífico enxergar nos olhos dos alunos a emoção e a satisfação por estarem frequentando o curso. Em vários momentos eles abraçam os professores e comentam que estão “amando” as aulas. As professoras que acompanham os alunos também relatam que ao retornarem à APAE, no período vespertino, os alunos passam a tarde falando do que fizeram e viram no curso”, afirma.

 

O objetivo do curso é ensinar técnicas básicas para produção de mudas de espécies arbóreas e herbáceas, bem como sua comercialização e utilização no paisagismo de diversas áreas como jardins, praças e alamedas.

 

Cristina explica que, após a formação dos alunos, a entidade sinalizou com a possibilidade de organização de um viveiro de mudas em um terreno da própria APAE. E, com o auxílio de um técnico, os alunos poderão trabalhar na produção de mudas. “Para estas pessoas muitas vezes é difícil conseguir um trabalho e o curso abre essa possibilidade.”

 

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.