O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno do Câmpus Lages abre empresa para a última fase do programa Sinapse da Inovação

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 22 jan 2014 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:37

 

O projeto “Sistema de Monitoramento Inteligente de Baixo Custo” do aluno Maycon Kevin Ribeiro, de 18 anos, do curso técnico concomitante em Mecatrônica do Câmpus Lages foi selecionado para a pré-incubação do programa Sinapse da Inovação. O programa tem como objetivo transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso.

 

O projeto de Maycon Kevin é um sistema de baixo custo que controla câmeras e processamento de imagens, onde futuramente também possa controlar drones. De acordo com o estudante, os professores do IFSC o auxiliaram na execução do processo. “O professor Vilson Heck Junior me orientou durante o trabalho. Durante as conversas comentamos que o sistema desenvolvido poderia não só fazer o controle de robôs, mas também de câmeras. A partir deste momento comecei a trabalhar e produzir a respeito. Logo após tive uma reunião com o chefe do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Thiago Meneghel Rodrigues,  e veio a ideia definitiva de realizar um sistema que controlasse câmeras e até mesmo drones”, conta o aluno.

 

Maycon Kevin é técnico em Informática pelo Câmpus Lages do IFSC e, junto com um colega, desenvolveu na unidade curricular de Projeto Integrador o protótipo Sistema de Controle Remoto para Agente Móveis (SCAM). O projeto do aluno baseia-se em software e hardware. O objetivo era transformar o SCAM, que hoje controla robôs, em um sistema inteligente de baixo custo para controlar câmeras. “O IFSC me proporcionou várias viagens. Fui para as edições do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre, e foi lá que tive o primeiro contato com o Arduino (placa de prototipagem eletrônica) e oficinas de robótica. No final do ano de 2012 comprei o meu Arduino e nas férias montei um robô sozinho. Este robô me ajudou no SCAM”, explica o estudante.

 

No momento, Maycon ainda está abrindo a empresa para entregar os documentos relacionados ao projeto para o programa Sinapse da Inovação. Sendo aprovado, ele irá receber a subvenção econômica para transformar sua ideia inovadora em um empreendimento potencialmente sustentável e que incorpora novas tecnologias. “A partir da primeira aprovação eu fiquei sempre esperando o próximo e-mail que falava a respeito da aprovação da seguinte fase. Ou seja, eu não chequei em nenhum momento no site os aprovados antes de receber um e-mail dizendo que meu projeto tinha sido aprovado”, relata Maycon Kevin.

 

O aluno Jeorge Luís dos Santos Amaral, do Câmpus Criciúma, também está participando do programa. O projeto “Sistema de Reaproveitamento de Água e Lavação”  foi selecionado para a terceira e última etapa do programa Sinapse da Inovação. Para conferir a matéria, clique aqui.

 

CÂMPUS LAGES

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.