O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno surdo se forma no curso técnico em Informática

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 27 fev 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:37

 

Todo mundo tem suas limitações e precisa de disciplina e determinação para poder superá-las. Gabriel Lima, de 21 anos, é natural de Lages e surdo desde criança. Ele acaba de concluir o curso técnico em Informática no Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A solenidade de formatura foi realizada na última sexta-feira (21), no auditório do câmpus.

 

Durante o curso, ele teve a ajuda do tradutor de Libras João Branco (à esquerda na foto), que foi contratado pelo câmpus para acompanhá-lo em todas as suas atividades escolares. “Consegui entender o conteúdo pois os professores muito eficientes”, conta Gabriel. 

 

Além do tradutor, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Lages também disponibilizou gravador de áudio e de vídeo, um notebook e um HD externo para o aluno. “Constantemente a coordenação do Napne conversava com o aluno para verificar suas necessidades e o seu rendimento em aula. Os professores se disponibilizavam para atendê-lo em horários especiais e sanar dúvidas, sempre com a ajuda do tradutor”, conta a servidora Camila Koerich Burin. 

 

Recém formado, Gabriel já atua na área. Ela trabalha na empresa lageana NDDigital Technologies, que desenvolve soluções para impressão e transações eletrônicas. Mas ele não pretende parar por aí. Depois do curso técnico, a meta agora é fazer um curso de graduação. “Queria muito cursar Ciência da Computação ou Letras/Libras, mas ainda não me decidi. Vamos ver no futuro”, planeja.

 

Independente da escolha, Gabriel já tem certeza que pretende atuar em sala de aula. “Pretendo me tornar um professor de Informática para poder ensinar pessoas surdas como eu, pois é muito difícil para um surdo aprender, começando desde criança”, conclui.

 

Segundo Camila, atualmente o Napne do Câmpus Lages atende uma aluna cadeirante, uma aluna com baixa visão e outra com mobilidade reduzida no quadril. “O Gabriel foi nosso primeiro aluno com deficiência e um destaque, pois foi um aluno dedicado e assíduo. Nos ensinou muito sobre o respeito às diferenças e superação. O Câmpus Lages tem muito a agradecer pelo aprendizado e pela experiência proporcionada”, avalia. 

 

CÂMPUS LAGES

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.