O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno de 73 anos compartilha experiências com os colegas

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 20 mar 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

Um aluno do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem chamado a atenção dos servidores e de outros alunos do câmpus. Peter Litvay tem 73 anos e está agora no segundo módulo do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica. Nascido na Hungria, Peter mudou-se para o Brasil em 1950. Além da cidadania húngara e brasileira, é também cidadão austríaco. Ele tem dois filhos e uma filha - de 41, 38 e 40 anos, respectivamente - que lhe deram oito netos. Atualmente ele trabalha como consultor técnico na área química têxtil e atua como tradutor de textos técnicos (alemão-inglês-português).

 

Peter acumula conhecimento em diversas áreas. É técnico em Química pela Escola Técnica Mackenzie, em São Paulo, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez cursos de especialização. Ele conta que estava em busca de informações sobre cursos de maricultura e pesca, mas acabou se interessando por  Eletroeletrônica. “Sempre fui eletricista amador e sempre defendi a ideia de que conhecimento nunca é demais”, conta o aluno, que já planeja fazer o curso técnico em Pesca quando acabar Eletroeletrônica.  

 

O coordenador do curso, Sergio Petrovcic, conta que Peter é um aluno participativo e contribui muito durante as aulas por meio de sua experiência de vida, sabedoria e disciplina. “Ele é uma pessoa muito calma, com tom de voz suave, que tem uma relação interpessoal excelente, além de ser muito educado e prestativo. Esta é a lição que aprendemos com ele: não basta ter somente um perfil técnico apurado, temos também que saber lidar com as pessoas, saber como, o que, e a hora de falar”, afirma.

 

Sergio conta ainda que é comum alguns alunos matricularem-se em determinado curso apenas pelo diploma, por questões profissionais. “Esse tipo de aluno não necessariamente está preocupado com a aprendizagem, ou seja, em adquirir conhecimento. O Peter é diferente. Ele está conosco para aprender, pra realização pessoal”, avalia. Sobre o desempenho do aluno, o professor não economiza nos elogios. “Peter é muito dedicado, pró-ativo e ávido por conhecimento. Isso nos deixa orgulhosos de tê-lo como aluno”, completa o professor.

 

Parceria

 

Durante as aulas, Peter conta com a ajuda de várias pessoas, entre colegas e professores. Uma delas é Maria Carolina Moneta, de 19 anos. Ela conta que a convivência com o Peter é bastante divertida. “Ele costuma ser espontâneo, tranquilo e engraçado. E talvez esse seja o motivo pelo qual não só eu, mas as pessoas, em sua grande maioria, o admiram”, conta a aluna.

 

Maria Carolina já teve a oportunidade de ouvir várias experiências de vida do colega, sobre trabalho, atividades cotidianas e viagens pelo mundo - um dos seus temas preferidos. “Essas conversas servem como inspiração e parâmetro para construção das minhas próprias experiências. Quem dera se todos alcançassem essa idade com toda disposição e leveza de ser quem ele é, sem se importar com quantos anos tem e quanto tempo já viveu”, afirma a aluna.

 

Peter conta que a colega tem lhe ajudado muito durante as aulas. “A Maria Carolina tem uma mente incrivelmente rápida para cálculo, lógica, informática e possui muita habilidade com Internet. Tem boa redação e conhecimento em editores de texto e planilhas. Isso nos complementa e me atualiza quanto ao pensamento dessa geração”, complementa Peter.

 

CÂMPUS ITAJAÍ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.