O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC organiza seminário em encontro de hoteleiros

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 24 mar 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:38

 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai coordenar, por meio do Câmpus Florianópolis-Continente, o 12º Seminário de Turismo & Hotelaria do 28º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho).  O tema do Encatho em 2014 é “Sustentabilidade na Hotelaria”, apresentando as principais ferramentas para um empreendimento desenvolver-se em equilíbrio com o meio ambiente.

 

O Encatho acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no CentroSul, em Florianópolis. O Seminário de Turismo & Hotelaria ocorre no último dia do encontro, 4 de abril (sexta-feira), entre as 10h30 e as 12h. O evento conta com três palestras com o objetivo de provocar a discussão em torno do tema “Sustentabilidade na hotelaria”. Dois dos três palestrantes são professores do IFSC e a terceira é aluna da instituição.

 

Quem visitar o Encatho vai conhecer cases de sucesso em soluções sustentáveis e produtos ecologicamente corretos. Por meio de oficinas, seminários e fóruns, o Encatho tem o objetivo de proporcionar qualificação profissional e oportunidades de negócios aos participantes. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.encatho.com.br. Confira a programação aqui

 

Veja abaixo os temas que serão abordados no Seminário de Turismo e Hotelaria organizado pelo IFSC:

 

“Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação” será uma das temáticas para a mesa redonda. O assunto será apresentado pela professora Liz Cristina Camargo Ribas, do Câmpus Florianópolis-Continente, bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e mestre em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Liz trabalha desde 2008 como professora e pesquisadora no IFSC, com foco em Turismo e Hospitalidade. Ela abordará a busca por uma identidade no turismo e na hotelaria, bem como, o foco na valorização da cultura e do meio ambiente local. O debate instiga uma discussão sobre a padronização internacional de serviços e seus reflexos nessa identidade e discute ainda os requisitos socioculturais para o turismo sustentável, apresentados na NBR 15401 (Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos).

 

A palestra “Marketing, brand equity e sustentabilidade” será ministrada pelo professor Tiago Savi Mondo, do Câmpus Garopaba, graduado em Turismo e Hotelaria, especialista em Gestão de Projeto, mestre e doutorando em Administração. Tem experiência nas áreas de planejamento turístico e marketing. Possui publicações nacionais e internacionais na área e é líder no Núcleo de Estudos em Hospitalidade do IFSC. Para Tiago, a ideia da palestra é relacionar a sustentabilidade com o marketing e o valor da imagem do empreendimento perante o mercado. “Vou apresentar duas pesquisas sobre a temática e como as ações de sustentabilidade no hotel podem ser usadas como conteúdo para ações de marketing”, afirma.

 

Como terceiro assunto está o “Sistema de gestão e educação ambiental” apresentado por Luiza de Oliveira Silva, que atualmente trabalha no hotel Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, com foco no Sistema de Gestão Ambiental Empresarial (NBR ISO 14.001) e em Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e técnica em Meio Ambiente formada pelo Câmpus Florianópolis do IFSC, Luiza também é membro do Conselho Gestor e bióloga colaboradora do Instituto Çarakura, atuando com ênfase nas áreas de educação ambiental, permacultura, plantas medicinais e apoio ao desenvolvimento de tecnologias sociais. É membro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (Rede Hidrográfica – Santa Catarina), além de integrar o Grupo de Estudos Quinta das Plantas (plantas medicinais) e ser sócio-fundadora do Instituto Quinta das Plantas. Atualmente é também aluna do curso de foação inicial e continuada em Espanhol para Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente.

 

(Com informações da ABIH-SC)

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.