O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Casa ecológica e reaproveitamento de resíduos são propostas vencedoras da 2ª Gincana

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 29 mai 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:40

 

A construção de uma casa ecológica modelo e a conscientização sobre a importância do reaproveitamento de resíduos na construção civil foram propostas vencedoras da terceira etapa da “II Gincana Estudantil de Integração: nós podemos mudar o mundo”, realizada pelo Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As propostas, relacionadas aos Objetivos do Milênio, foram apresentadas na noite do dia 29 de maio, segunda-feira.

 

As quatro comunidades (equipes) expuseram seus trabalhos para os jurados. Duas foram classificadas em primeiro lugar: a Xoklengs, do curso técnico em Agroecologia, com a proposta "Construção de protótipo de uma 'Casa Ecológica' no Câmpus Canoinhas do IFSC", e a equipe Ouro Verde, do curso técnico em Edificações, com a proposta "A Reciclagem na Construção Civil".

 

Para serem selecionadas, as propostas precisavam estar relacionadas a algum dos Objetivos do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

 

Em Canoinhas, o Comitê dos Objetivos do Milênio foi criado em 2010 e é coordenado pela Unimed, com a participação de diversos órgãos públicos, entidades e empresas, inclusive o IFSC. Uma das representantes da Unimed no júri da Gincana, Sirlei Gonçalves Palhano, avalia como positiva a inclusão dos Objetivos do Milênio no ambiente escolar. "As equipes estavam bem fortes e os alunos bastante empenhados. As propostas atenderam os objetivos", afirma Sirlei. Segundo ela, um ponto forte de todas as propostas é o envolvimento da comunidade.

 

Uma das coordenadoras da Gincana, Juliete Linkovski, destaca que a elaboração dos projetos foi um desafio para os alunos, que além de desenvolverem habilidades de pesquisa e planejamento, também passaram pelo aprendizado de trabalhar em equipe e falar em público.

 

Para elaborar o projeto da "Casa Ecológica", os integrantes da comunidade Xoklengs basearam-se em artigos acadêmicos da área. A aluna Jesica Suzana Ribeiro conta que, além da elaboração do projeto, a equipe entrevistou pessoas da comunidade para saber o conhecimento delas acerca do conceito de sustentabilidade.

 

Já o aluno Leandro Castro, da comunidade Ouro Verde, acredita que o projeto de reciclagem de resíduos na construção civil é viável no município de Canoinhas, porém, é preciso que as empresas se conscientizem de sua importância. "Já temos uma empresa no município que dá o destino correto a esse material. O que nós propomos é orientar e indicar a separação dos resíduos da construção", completa.

 

Além da apresentação dos Objetivos do Milênio, a Gincana contou com uma prova de dança. Cada equipe fez sua apresentação baseada em um videoclipe. A vencedora foi a equipe Xoklengs.

 

A próxima etapa da Gincana será uma prova de conhecimentos gerais, realizada por meio do Facebook. A etapa final será a Festa Julina, dia 9 de julho, e dia 10 de julho a grande final, com a premiação dos vencedores. Saiba mais sobre as propostas vencedoras:

 

Casa Ecológica

 

A "Construção de protótipo de uma 'Casa Ecológica' no Câmpus Canoinhas do IFSC" foi proposta pela equipe Xoklengs, do curso de Agroecologia, e atende o Objetivo do Milênio "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente". Os alunos foram orientados pelas professoras Cláudia Kuns Tomaselli e Cristina Duda de Oliveira.

 

Os alunos procuraram uma resposta à pergunta "como o curso de Agroecologia pode contribuir para diminuir o déficit habitacional do Brasil, utilizando técnicas de baixo custo e materiais ecologicamente corretos?". Assim, propuseram a construção de uma casa ecológica modelo, utilizando soluções que permitam aproveitar recursos ambientais disponíveis, como energia solar, vento, águas da chuva, solo e vegetação, além do reaproveitamento de materiais, utilizando técnicas de baixo custo na fabricação.

 

O projeto contaria também com apoio do curso técnico em Edificações. Além de uma alternativa para moradias populares, a casa também se tornaria um local de visitação para a comunidade que desejasse conhecer técnicas sustentáveis de construção.

 

Reciclagem na Construção Civil

 

"Reciclagem na Construção Civil" foi a proposta apresentada pela comunidade Ouro Verde, do curso técnico em Edificações, atendendo ao objetivo "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente". A orientação foi das professoras Cláudia Kuns Tomaselli e Ana Paula Pupo.

 

A intenção dos alunos é contribuir para a diminuição do impacto da construção civil no meio ambiente por meio da conscientização de empresas e da população de Canoinhas. Para isso, propuseram a criação e distribuição de panfletos informativos sobre o assunto. Os alunos realizaram extensa pesquisa sobre a reutilização, reciclagem e descarte correto de materiais na construção civil e criaram uma proposta de panfleto.

 

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.