O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunas do Mulheres Mil Pronatec praticam rotina de cozinha industrial

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 04 jun 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:41

 

As alunas do curso de Auxiliar de Cozinha do Programa Mulheres Mil Pronatec, do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), estão conhecendo a rotina de uma cozinha industrial preparando refeições para as reuniões de um grupo de apoio de dependentes químicos mantido pelo Departamento Antidrogas da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville.

 

O primeiro encontro do grupo foi realizado dia 4 de junho, na Casa Brasil Sul, no bairro João Costa, local onde são realizadas as aulas práticas e teóricas do curso. As 20 alunas da turma da manhã prepararam um cardápio com nhoque e macarrão caseiros, almôndegas ao molho, saladas diversas e abóbora caramelada para um grupo de mais de 20 pessoas. Os encontros serão realizados mensalmente e o próximo terá um café colonial, preparado pelas alunas da turma da tarde.

 

A professora de culinária Hannen Sarkis Kanaan explica que uma das perspectivas do curso é vivenciar o dia a dia de uma cozinha industrial, mesmo que em uma escala menor. Também é o momento de as alunas aprenderem a trabalhar em equipe.

 

Ao concluírem o curso, elas estarão preparadas para trabalhar em cozinhas, restaurantes, atividades comunitárias, abrir um negócio próprio ou mesmo melhorar a alimentação da família. Um dos diferenciais do curso é trabalhar a história da alimentação e da gastronomia e alternativas alimentares, como o reaproveitamento de alimentos e receitas sem glúten ou sem lactose. “É um curso diferente. Elas aprendem a fazer, mas também aprendem a experimentar, a inventar novas receitas”, completa a professora.

 

A aluna Waldete Tomazia Molinari é presidente da Associação de Moradores Escolinha, do bairro Boehmerwald. “O curso está sendo bom para a gente pegar macetes. Como já trabalho na comunidade, em eventos grandes, esse curso caiu do céu para mim. Também posso fazer algo para mim, para a minha família”, conta Waldete, que ficou sabendo sobre o Mulheres Mil por meio de uma amiga, que agora é sua colega de curso.

 

A assistente social do Departamento Antidrogas, Jaqueline do Rocio Alves Coelho, explica que a participação das alunas do curso de Auxiliar de Cozinha nos encontros é uma forma de incentivar os usuários de drogas em recuperação a buscar também um curso profissionalizante. Segundo ela, o grupo é formado por pessoas em vulnerabilidade social, que necessitam se reinserir no mercado de trabalho.

 

O Auxiliar de Cozinha é um dos cursos oferecidos pela parceria entre o IFSC e a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), da prefeitura de Joinville. O presidente da Fundação, Gilberto de Sousa Leal Júnior, explica que a parceria tem sido muito positiva. “O IFSC tem o cunho social que a Fundamas também tem”, avalia. A Fundamas disponibiliza espaço físico nos bairros, aproximando os cursos da comunidade atendida, e o IFSC oferta os professores e material didático, a partir do Pronatec do Governo Federal. A meta, segundo o presidente, é ampliar a parceira nos próximos anos, tanto no número de vagas quanto na variedade de cursos ofertados.

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.