O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC Cinema: última sessão e avaliação do projeto

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 02 jul 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:42

 

Na tarde da última sexta-feira (27), alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Rubens de Arruda Ramos participaram de mais uma sessão do projeto de extensão "IFSC Cinema", coordenado pelo professor do Câmpus Lages do IFSC, Tiago Ribeiro. O evento ocorreu no Auditório da Fundação Cultural de Lages, onde foi exibido o filme "Tudo sobre minha mãe", do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

 

Ao todo, 28 alunos participaram da sessão. Um ônibus foi disponibilizado para o transporte dos estudantes.

 

O Filme

 

No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente de sua mãe, Manuela, um ingresso para a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo. Após o espetáculo, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho ela encontra o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma Rojo.

 

O Projeto

 

O objetivo do projeto IFSC Cinema é levar à comunidade filmes de arte, que não integram o circuito comercial das salas de cinema de Lages e da região, procurando discutir esses filmes a partir de perspectivas variadas, como cultura, raça, gênero, poder e sexualidade. Ao final do filme, os alunos responderam a um questionário que serve para avaliação do projeto.

 

Para a professora Sustene Antunes, que acompanhou a sessão com os alunos, o projeto cumpriu seu objetivo. "Nós abordamos esse assunto dentro da nossa realidade e depois da exibição do filme nós pedimos para os alunos fazerem um relatório". Além da atividade, o projeto pode ajudar em questões do dia-a-dia dos professores. "Nós temos estudantes que estão passando por dúvidas quanto à sua sexualidade e eles não têm a liberdade de discutir em casa, aí aproveitam para questionar em oportunidades como essa", completa.

 

A aluna Gabrieli Macedo de Liz também reconheceu a importância da oportunidade para a discussão. "É a primeira vez que participo. Achei um projeto legal, diferente. Até discutimos isso em sala de aula, mas ver o filme, os exemplos dele, ajuda a compreender melhor o tema". O estudante José Maria Barbosa acredita que pode fazer a diferença no convívio em sociedade: "Vai ajudar bastante na conscientização dos alunos contra o preconceito", finaliza.

 

Avaliação

 

Essa foi a última sessão desta edição do IFSC Cinema. O professor Tiago Ribeiro faz uma avaliação muito positiva do projeto, destacado um ponto que já esperava encontrar quando começaram as sessões. "Os professores - não todos – falavam que eram temas que não se discutia em sala. Talvez pela própria falta de formação deles. Enfim, percebe-se que não está na pauta das escolas. Pelas respostas dos questionários, a maioria dos alunos gostou de participar. Eles consideram uma forma legal de discutir esses assuntos".

 

O relatório final do projeto, com as avaliações dos questionários respondidos pelos alunos, ficará pronto ainda em julho. Tiago notou que a postura dos estudantes diante do tema variava de escola para escola. "Quando perto dos centros urbanos, os alunos são mais abertos a falar, a discutir o tema. Em outras, mais afastadas e nas áreas rurais, já são mais tímidos", explica.

 

O professor pretende reenviar o projeto no próximo edital para extensão e desta vez incluir os professores em algumas sessões, como forma de programa de formação para os docentes. "Faz a diferença. Pelo menos conseguimos plantar a semente", resume Tiago.

 

Histórico

 

O IFSC Cinema foi executado pela primeira vez em outubro de 2013, após aprovação em edital de extensão para pequenos projetos (dois meses de duração). À epoca, contava com a professora Fernanda Ramos Machado como vice-coordenadora. Com a repercussão positiva por parte dos alunos, o projeto foi novamente inscrito e aprovado, dessa vez com duração prevista para seis meses. O professor Tiago e a bolsista Letícia de Abreu Dutra apresentaram o IFSC Cinema no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, realizado em Belém, no mês de maio. Além de Letícia, Mayne de Souza também é bolsista do projeto.

 

Filmes exibidos

 

2013

 

18/10 - "Edward, mãos de tesoura" - Participação de alunos de 1ª a 4ª séries da Escola Municipal Oscar Schweitzer. O público-alvo do projeto são alunos de Ensino Médio, mas, nesse dia - a convite da diretora da escola - foi aberta uma exceção.

 

25/10 - "XXY"

Participação de alunos do Centro Educacional Vidal Ramos Júnior.

 

08/11 - "Tomboy"

Participação de alunos da Escola São Judas Tadeu.

 

22/11 - "Colegas"

Participação de alunos da Escola Visconde de Cairu - houve também a participação do NAPNE do Câmpus Lages e da mãe de uma menina portadora de Síndrome de Down.

 

29/11 - "Transamérica"

Participação de alunos da Escola José Pinto Sombra.

 

2014

 

28/03 – "Infância Clandestina" (Ciclo de Cinema e Ditadura)

Participação de alunos da Escola Visconde de Cairu

 

11/04 – "No" (Ciclo de Cinema e Ditadura)

Participação de alunos da Escola José Pinto Sombra

 

09/05 – "Zuzu Angel" (Ciclo de Cinema e Ditadura)

Participação de alunos da Escola São Judas Tadeu.

 

30/05 - Sessão de Curta-metragens:

"Eu não quero voltar sozinho";

"Não gosto dos meninos";

"O segredo dos lírios";

"Meninos de rosa, meninas de azul".

Participação de alunos do Centro Educacional Vidal Ramos Júnior

 

06/06 - "Volver"

Participação de alunos da Escola Zulmira Auta da Silva

 

26/06 - "Tudo sobre minha mãe"

Participação de alunos da Escola Rubens de Arruda Ramos

 

CÂMPUS LAGES

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.