O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Criciúma irá sediar etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 14 ago 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:43

 

Pela primeira vez, Criciúma irá sediar uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento estudantil, considerado o maior de robótica da América Latina, será realizado no dia 23 de agosto das 09h às 17h no Câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento científico irá reunir mais de 80 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o estado. 

 

A competição terá duas modalidades, a prática, em que os estudantes terão que construir robôs e fazer com que eles percorram, de forma autônoma, um percurso cheio de obstáculos e desafios em apenas cinco minutos, e a teórica, em que os estudantes terão que responder uma prova, que foi elaborada pelo Comitê de Professores da Olimpíada Brasileira de Robótica.

 

A modalidade prática possui duas categorias, nível 1 voltado para alunos do Ensino Fundamental, e nível 2 para estudantes do Ensino Médio. As equipes participantes são compostas por até quatro estudantes e para participar, elas podem desenvolver seu próprio robô ou utilizar peças do Lego para montá-lo.   

 

O Câmpus Criciúma do IFSC terá três equipes participando da competição na modalidade prática nível 2. Os alunos Gabriel Andrade Gaspar, Felipe Bez Fontana, Elyton Studzinski e Giovanni Berti do 5º módulo do Técnico Integrado em Mecatrônica resolveram criar seu próprio robô e imprimi-lo na impressora 3D do Câmpus Criciúma. “Nós estamos há mais de quatro meses nos preparando para a competição. Trabalhamos no desenho, na programação e automação do robô”, explica Felipe Fontana.

 

O Câmpus Criciúma já tem duas pistas prontas para receber a competição e serão montadas outras quatro. “Cada uma das arenas terá um percurso que o robô deve seguir e uma série de obstáculos que ele deve reconhecer e desviar. Ele precisará subir uma rampa, por exemplo, para chegar ao objetivo principal que é o de fazer o resgate de uma vítima, que nesse caso é representado por uma lata de refrigerante”, explica o professor de Mecatrônica do IFSC Adilson Jair Cardoso, que é coordenador local da competição.

 

Além de fazer todo o percurso em apenas cinco minutos, haverá uma comissão de arbitragem que analisará todas as provas. “Antes de cada bateria, as equipes poderão fazer os ajustes finais nos robôs, mas quando começar a prova nenhum integrante da equipe pode manusear ou controlar a distância o protótipo. Para evitar que isso aconteça, três a quatro juízes acompanharão de perto cada prova”.   

 

A competição reunirá estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o estado. “São esperados competidores de 12 cidades de Santa Catarina, entre elas Joinville, Ibirama, São Lourenço do Oeste, Rio do Sul e Santa Cecília. Além das três equipes do Câmpus Criciúma, haverá um grupo do Câmpus São José”, explica o coordenador local da competição.  

 

O vencedor de cada uma das categorias irá representar o estado na competição nacional que será realizada em outubro em São Carlos, SP. Os vencedores da etapa nacional representarão o Brasil no mundial de RoboCup. “Competições como a Olimpíada de Robótica são muito importantes porque estimulam os alunos a trabalhar com diversos conceitos de Mecatrônica, Física, Matemática e programação que são trabalhados em sala de aula durante o curso técnico integrado de Mecatrônica do IFSC”, avalia o coordenador local da competição.

 

CÂMPUS CRICIÚMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.