O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projetos do IFSC apresentam a música aos alunos da rede municipal de ensino

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 25 set 2014 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:45

 

O ensino de música passou a ser obrigatório nas escolas, a partir de 2008, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Porém, nem sempre é cumprida na rede pública. Foi para estimular esse aprendizado que surgiu o projeto de extensão “Concertos Didáticos”, coordenado pelo servidor do Câmpus Lages do IFSC Conrado Bach Neto Júnior.


O objetivo do projeto é buscar a aproximação do público escolar com a música instrumental, bem como a estilos musicais menos comuns ao circuito comercial, tais como o jazz, samba, choro, tango e música clássica, próprios de ambientes teatrais.

Na última terça-feira (23), o projeto visitou a Escola Municipal de Educação Básica Professora Madalena Miranda Largura, do bairro Vista Alegre. “Excelente. Acho que seria fundamental e essencial que tivéssemos a oportunidade de ter a música na didática das escolas. É um conhecimento a mais e uma maneira diferente de aprender.”, disse a professora Denise Brun Koch.

Os alunos tiveram noções de ritmo, tempos e notas musicais e conheceram alguns instrumentos. “Aprendi que posso fazer música com qualquer coisa”, contou o aluno Matheus Carvalho, 10 anos, que pretende aprender a tocar violão depois da visita do projeto.

“Os concertos didáticos são um importante recurso educativo e estético, capaz de viabilizar o acesso a conceitos musicais, bem como a apreciação artística, unindo-os em um mesmo plano. Estimamos atender, até o final do projeto (início de outubro), mais de 400 alunos, de séries iniciais do Ensino Fundamental”, afirma Conrado, que é formado em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Escolas já visitadas:


EMEB Izidoro Marin (bairro Carobá)
EMEB Izabel Thiesen Rosseto (bairro Vila Maria)
EMEB Pref Waldo Costa (bairro Vila Nova)
EMEB Lupércio de Oliveira Koeche (bairro Várzea)
EMEB Professora Madalena Miranda Largura (bairro Vista Alegre)

Na próxima terça-feira, às 10h, o projeto será apresentado aos alunos da EMEB Oscar Schweitzer, do bairro Guadalajara.

Oportunidade para aprender um instrumento

Conrado também é coordenador de outro projeto chamado “Orquestra de Violões”, que visa atender em torno de 120 alunos do ensino médio e fundamental de comunidades vizinhas ao Campus Lages do IFSC e de outras entidades como o Centro de Apoio Psicossocial de Lages (Capsi). O projeto promove oficinas de violão para quem quer aprender o instrumento, e estão sendo realizadas semanalmente nas dependências do câmpus e também nas escolas.

Ainda há tempo de se inscrever. Basta entrar em contato com o Conrado nos telefones 49 32214274 / 49 9802 7020. No Câmpus Lages, as oficinas ocorrem na sexta-feira, no período da tarde, e nas escolas nos demais dias da semana. Além do coordenador, participam do projeto alunos e servidores do IFSC, voluntários e colaboradores externos.

“O objetivo é que a partir dessas oficinas seja possível a formação de uma pequena orquestra no início do próximo ano”, conta Conrado. O projeto “Orquestra de Violões” vai até agosto de 2015, podendo ser prorrogado por mais um ano.

 

CÂMPUS LAGES

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.