O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Urupema será entregue à comunidade

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 01 jul 2015 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:57


Nesta sexta-feira (3), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entrega à comunidade de Urupema o câmpus da instituição na cidade, após a conclusão da obra do bloco 2. A cerimônia terá início às 19h e contará com a presença de autoridades locais e estaduais. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

O novo prédio irá quadruplicar a estrutura física atual do câmpus, passando a ocupar uma área total de 2.696 m². O bloco 2 contará com 10 laboratórios (ensino geral, microvinificação, bromatologia, microbiologia, frutas e hortaliças, leites e derivados, carnes e derivados, gastronomia e serviços, análise sensorial e produção de mudas), cinco salas de aula, um espaço para ensino a distância, cantina, incubadora de empreendimentos, além de das demais dependências administrativas. Com isso, o Câmpus Urupema terá capacidade de receber 600 estudantes.

 

“É um momento de oportunidades, tanto para o câmpus como para a comunidade. Com a ampliação, será possível expandir o número de cursos e vagas, além de qualificar nossos projetos de pesquisa e extensão por meio dos novos laboratórios, apresentando maior complexidade nos projetos realizados.”, diz o diretor-geral do Câmpus Urupema, Marcos Roberto Dobler Stroschein. Segundo Marcos, o câmpus planeja a criação de uma incubadora de ideias, que será um espaço de interação entre as empresas, associações e o IFSC na soluções de problemas existentes dentro das cadeias produtivas regionais.

 

Os benefícios da ampliação do Câmpus Urupema do IFSC não se restringem à educação. A intenção da instituição é atender à comunidade do município abrindo suas portas aos cidadãos e aproximando as pessoas do dia a dia do instituto. “Entre as opções, estão as áreas de convivência e o centro multiuso, que poderá ser utilizado para a realização de eventos na cidade”, reforça o diretor.

 

Cursos

 

O Câmpus Urupema iniciou suas atividades em 2011, com o curso técnico em Fruticultura. Hoje, além desse, tem em sua oferta regular o curso técnico em Agroindústria e o superior de tecnologia em Viticultura e Enologia, único em Santa Catarina. Também oferta cursos de curta duração (FICs) nas áreas da Agronomia, Processamento de Alimentos, Informática, Cozinha, Gestão e Turismo. Para o próximo semestre serão mais de 300 vagas em cursos dessa modalidade nos municípios de Urupema, São Joaquim e Rio Rufino. Também oferta sete cursos por meio do Pronatec em quatro municípios da região.

 

Em 2016, o Câmpus Urupema do IFSC passará a ofertar o curso superior de tecnologia em Alimentos e a especialização em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira. Outra novidade será a oferta do curso técnico em Fruticultura sob regime de Pedagogia de Alternância, método onde o aluno intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo. A medida, criada por camponeses franceses nos anos 1930, visa diminuir o tempo com deslocamento e reduzir a evasão escolar em áreas rurais.

 

CÂMPUS URUPEMA

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.