O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso vai escolher representante do IFSC na Fenaostra 2016

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 09 mai 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:07


O Câmpus Florianópolis-Continente está com inscrições abertas até 30 de maio para o 1º Concurso Gastronômico (IFSC) com Ênfase em Ostras e Produtos Regionais Catarinenses. O concurso é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de todos os níveis - Proeja em Cozinha, técnico e superior de tecnologia em Gastronomia - e será realizado em 25 de junho, no próprio câmpus. A equipe que ficar em primeiro lugar vai representar o IFSC no concurso da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra) de 2016.


A competição consiste de três etapas. Na primeira, serão selecionadas seis fichas técnicas, que devem ser entregues no ato da inscrição na secretaria do câmpus junto com documentação exigida no artigo , para participar da segunda etapa do concurso. A segunda fase terá avaliação das habilidades básicas (cortes) e mise en place (abertura das ostras). A finalização do concurso ocorre com a produção do prato principal.

O concurso será realizado por equipes de dois estudantes, sendo um o candidato e um o ajudante. Eles deverão demonstrar habilidade em dois cortes clássicos que serão sorteados antes do concurso. No mise en place, terão cinco minutos para abrir ostras frescas, que devem ser entregue soltas, em meia concha, limpas, sem pedaços de conchas e prontas para o consumo – as conchas não devem estar quebradas.

A pontuação será dada em função do número de ostras abertas e na qualidade e processos do serviço apresentado. Na última etapa, a equipe deverá apresentar um prato contendo a ostra como elemento principal. Também deverá utilizar ouriço-do-mar e produtos regionais de Santa Catarina para compor o restante do prato, contendo molho e guarnição.

O corpo de jurados será composto por professores de gastronomia: serão quatro jurados, que vão analisar os pratos apresentados, e um juiz de piso, responsável pela avaliação da higiene e dos procedimentos utilizados na preparação das receitas.

Além da participação na Fenaostra, os primeiros colocados vão ganhar medalhas, um conjunto de facas e certificado de premiação. Os segundos e terceiros colocados também vão receber medalhas e certificados de premiação. As demais colocações ganham certificados de participação.

Confira mais informações sobre o concurso no edital.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.