O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso gastronômico valoriza produtos regionais

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 24 jul 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:13


A valorização de produtos regionais e a perfeita combinação entre técnica e criatividade marcaram o primeiro concurso gastronômico do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, realizado no sábado (23). O objetivo foi escolher o prato que representará o Câmpus na Fenaostra 2016, em novembro.

Das nove duplas inscritas, sete foram selecionadas para o concurso. Os vencedores foram Vitor Hahn Monteiro Lufchitz e Newton Kramer dos Santos Neto, do quinto módulo do curso superior de tecnologia em Gastronomia. Eles uniram a ostra, ingrediente principal do prato, a produtos típicos da serra catarinense, como a goiaba serrana e a cidra. “Buscamos produtos regionais e não convencionais, que combinassem com a ostra. Fizemos um ravioli de goiaba serrana e cidra para servir com a ostra, um prato de serra e mar”, destaca Vitor.

Newton conta que, devido à maré vermelha, que interditou a maricultura no litoral catarinense, o concurso foi adiado, por isso somente nos últimos dias conseguiram testar o prato com todos os ingredientes. O aluno já foi campeão da Fenaostra em 2010 e 2015 e agora quer repetir o feito. Porém, conta que não gosta de ostras: “se eu não gostando, provo e acho bom, acredito que o prato ficou bom para quem gosta”, justifica. Segundo ele, a técnica de harmonização de sabores possibilita antever se o prato ficará bom ou não com a combinação de ingredientes.

O concurso teve como base o regulamento da Fenaostra. Nos primeiros cinco minutos os competidores fizeram cortes clássicos de batata e, na sequência, tiveram que abrir o maior número possível de ostras da forma correta no prazo de cinco minutos. Por fim, tiveram 55 minutos para confeccionar o prato.

A dupla que ficou em segundo lugar, Letícia Salem e Luana Bitencourt, do primeiro módulo do curso técnico em Gastronomia, combinou a ostra com produtos regionais, como inhame, farofa de toucinho defumado e banana da terra, maracujá, cará e pirão. “Foi corrido, mudamos a dupla e tivemos pouco tempo para treinar. Mesmo assim ficamos surpresas e felizes com o resultado, pois só temos quatro meses de curso”, conta Letícia.

Matheus Rizzon Comoreto e Jessica Ouriques conquistaram o terceiro lugar. Eles também são do primeiro módulo do curso técnico e criaram um prato que combinou ostras e sabores serranos, como queijo colonial, inhame, molho de butiá, cachaça, mel, chips de maçã e óleo aromatizado com manjericão. “Já valeu a participação, nem esperávamos ficar entre os primeiros”, conta Matheus. A dupla se preparou com muitas pesquisas e apoio dos professores.

O organizador do concurso, professor Gustavo Maresch, todos os anos o IFSC é representado no concurso da Fenaostra. Este ano, a seleção foi feita de forma mais organizada, com edital e regras de participação. Também foi uma forma de resgatar ingredientes tipicamente catarinenses, que muitas vezes não têm enfoque gastronômico, como os produzidos por pequenos agricultores.

Segundo Gustavo, o aluno que participa de concursos busca acrescentar algo ao currículo. “Queremos fazer com que os alunos criem o hábito da competição saudável e que haja uma troca de conhecimentos”, explica. A partir de agora, a dupla vencedora contará com o apoio dos professores para aperfeiçoar o prato até a Fenaostra.

O diretor do Câmpus Florianópolis-Continente, Caio Monti, participou como membro externo da banca do concurso e destacou o envolvimento de alunos dos diversos módulos, do início do curso técnico até os concluintes do superior. Ele acredita que esse será o primeiro de muitos concursos que o Câmpus poderá realizar. Também participaram como organizadores em membros de banca os professores Vilson de França Goes, Nicole Pelaez e Tanes Kfouri.

Legendas:

Foto 1- Dupla vencedora, Vitor e Newton
Foto 2 – participantes e professores do concurso gastronômico do Câmpus Florianópolis-Continente
Foto 3 – Segundo lugar: Letícia e Luana
Foto 4 – Terceiro lugar: Matheus e Jessica

Por Carla Algeri | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.