O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudante do IFSC vence concurso municipal de oratória em SMO

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 18 ago 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:16


Vanderleia Pedrotti, aluna do 3º ano do curso de Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), conquistou o 1º lugar da etapa municipal do 27º Concurso de Oratória nas Escolas, realizado no dia 16 de agosto, pela Junior Chamber International (JCI).

 

 

O objetivo do concurso é estimular a exposição de ideias e argumentos através da fala em público e a análise crítica do aluno sobre a sociedade. Nesta edição, os candidatos tiveram que dissertar sobre o cargo de chefe do Poder Executivo, com o tema “Eu prefeito (a)”.

 

 

Moradora do interior de São Miguel do Oeste, a aluna iniciou o texto sobre a possibilidade de ser prefeita em um cenário em que apenas 12% das prefeituras do país são ocupadas por mulheres e entre os 14 milhões de brasileiros que são analfabetos, 70% são negros ou pardos.

 

 

Ao afirmar que seria capaz de superar a teoria e pôr em prática os os direitos à participação na política, sendo mulher e parda, a aluna dissertou sobre a importância de uma gestão pública e transparente que tenha como centro de plano de governo a educação, cooperando para um processo de formação de uma sociedade participativa, justa e igualitária.

 

 

“Decidi participar para mostrar meu ponto de vista e mostrar que a igualdade de gênero e cor também devem ser abordados nas oratórias”, explica Vanderleia.

 

 

A aluna conta que se dedicou bastante para conquistar o primeiro lugar. “Eu já havia participado outras duas vezes, mas só havia me classificado no 3º lugar na categoria Ensino Fundamental. Então, ter ficado em primeiro agora, representando o IFSC, foi a melhor sensação que eu poderia ter”, afirma Vanderleia.

 

 

Como prêmio, a aluna ganhou R$ 1.000,00 em cursos na Universidade Paulista (Unip) de São Miguel do Oeste e um troféu.

 

Para a professora Alessandra Klieng, que acompanhou Vanderleia, os pensamentos alimentados por tantas pessoas (família, amigos, colegas, professores) e vivências, foram compilados num texto belíssimo. Para Mariana Guerino, professora de sociologia, Vanderléia busca se posicionar no mundo com olhar crítico, solidário e de luta.

 

 

A escolha da representante do câmpus foi realizada por meio do concurso interno, que contou com inúmeros candidatos de diferentes turmas do Ensino Médio.

 

 

As ações foram previstas a partir do projeto de extensão “Oratória na Escola, exercício da reflexão e dos saberes”, financiado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex 02/2016).

 

 

Para a aluna, o trabalho em conjunto foi fundamental: as dicas de Marlon Amorim, coordenador do projeto de extensão “Falar sem Medo - Oratória na Escola”; o auxílio da aluna extensionista Janice Ferreira; dos professores Fernando Zarth, Lorilei Gugelmim, Maristella Mallmann e Aglaé Tumelero, além dos pedagogos Gilberto Oliveira e Margarete Carvalho e da psicóloga Aline Pickler foram imprescindíveis.

 

 

 

Texto: Rafaela Menin (Jornalista IFSC) e 

Comunicação Câmpus São Miguel do Oeste

Fotos: Cristian Lösch / Portal Peperi

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.