Pular para o conteúdo

Notícias

Parceria oferece capacitação gratuita a alunos de Química

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 26 abr 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28

 

Os alunos do curso técnico em Química do Câmpus Florianópolis estão tendo, neste semestre, uma oportunidade única: fazer gratuitamente o curso de Boas Práticas em Fabricação (BPF), capacitação exigida pela resolução 47 e 48 de 2013 da Anvisa para profissionais de indústrias de cosméticos e de limpeza. O curso é oferecido pela IDD Consultoria, cuja sócia, Leila Violin, já foi professora substituta no Câmpus Florianópolis.

“Quando dei aula no IFSC pude perceber a qualidade do ensino e a capacidade dos alunos. Além disso, como aplico o curso em empresas, elas sempre me pediam indicação de profissionais que já tivessem o curso e percebi a escassez de opções. Com a parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ), pudemos oferecer essa capacitação a alunos, que já vão sair formados com mais chance de empregos nas indústrias da região”, explica Leila.

A coordenadora do curso técnico em Química, Berenice Junckes, também está fazendo o curso. “É um curso específico para quem trabalha em indústrias de cosméticos ou produtos de limpeza, por isso poucos professores têm. Mas é importante que a gente fique atualizado para dar orientações dentro das nossas disciplinas, de forma geral”. De acordo com Leila, exatamente por ser bem específico, o conteúdo não é abordado em uma disciplina específica durante a formação (seja no curso técnico ou na graduação) e, por isso, a capacitação é fundamental e exigida por lei.

Sobre a nova legislação

Em 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou as novas normas, dando prazo de três anos para que as empresas que produzem produtos cosméticos e/ou saneantes se adequassem à nova legislação. A Gestão da Qualidade é uma tendência que, no Brasil, teve início em 2003 com as indústrias farmacêuticas, também por legislação da Anvisa.

De acordo com Leila, a nova regulamentação de BPF traz uma série de adequações importantes, que já são colocadas em prática no mundo inteiro. Essas adequações trazem mais segurança aos usuários dos produtos.

Por Comunicação Câmpus Florianópolis

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS