Pular para o conteúdo

Notícias

Semana da Enfermagem começa nesta sexta

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 10 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28


De 12 a 19 de maio, os estudantes e professores do curso técnico de Enfermagem do Câmpus Florianópolis realizam a Semana da Enfermagem. O tema da edição deste ano é “Transformando Cuidar em Sorrir”, e marca também os 15 anos do curso. No Câmpus Joinville, as comemorações serão na sexta-feira, dia 12 de maio, com debates sobre a humanização do cuidado.


As atividades começam na sexta, dia 12, com a cerimônia de abertura às 16h e a palestra com a professora Rosane do Prado sobre a trajetória da Enfermagem no IFSC – Câmpus Florianópolis. O 1º Encontro de ex-alunos do curso técnico em Enfermagem do câmpus também será na sexta. Toda a programação deste dia será no Auditório Alberto Aparecido Barbosa.


Os temas abordados vão desde atendimentos externos, população de rua, discussão sobre a estética feminina, atuação dos técnicos em áreas específicas, até o mercado de trabalho e suicídio.


A programação (veja abaixo o cronograma completo) inclui ainda cine debate e uma gincana entre acadêmicos e docentes.


Sobre a Semana de Enfermagem


De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem, a data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.


A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.


Programação

12 de maio – sexta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa


15h – Acolhimento – Inscrições e abertura do evento
16h -Palestra – A trajetória da Enfermagem no IFSC – Câmpus Florianópolis, com Rosane do Prado


16 de maio – terça – Auditório Alberto Aparecido Barbosa


13h30 – Palestras/debates
• Pessoas em situação de rua e relações de gênero: trajetórias sociais, violência e saúde, com Dalvan Antônio de Campos;
• Consultório na Rua, com Graziella Moreira Heck.


17 de maio – quarta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa


13h30 – Palestras/debates
• História da Enfermagem no IFSC, com Luciane Oliari
• Atuação de Enfermagem nos serviços de Radiologia e diagnósticos por imagem, com Rita Flor
• Mercado de trabalho: provocações e relações contemporâneas, com Gabriel Santa Rosa


18 de maio – quinta – Auditório Alberto Aparecido Barbosa


13h30 – Cinedebate/ palestra
• Cine Debate, com Mônica Joesting Siedler
• Suicídio, uma conversa necessária, com Luíza Gutz


19 de maio – sexta – Ginásio


14h – Gincana dos acadêmicos e docentes do curso técnico em Enfermagem e encerramento


Evento em Joinville debate humanização no cuidado


O curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville comemora a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem com uma programação intensa, na próxima sexta-feira (12), para refletir sobre a importância do relacionamento ético-profissional e as ações de humanização. As atividades começam às 8h30, com apresentação cultural, e seguem durante todo o dia, no Auditório.

A palestra da manhã, às 9h, será com o enfermeiro Charles de Souza, que vai falar sobre as atribuições do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Projeto Primeira Inscrição (PPI). O objetivo da apresentação é orientar os futuros profissionais sobre as principais funções, finalidades e a missão do Conselho.

O tema principal do evento será discutido à tarde, às 14h, durante mesa-redonda com as enfermeiras Shadya Koffek do Amaral e Michele de Souza Andrade, que vão abordar a questão da humanização no cuidado como expressão da ética e da postura profissional.

O evento é direcionado a professores e alunos do curso de Enfermagem, mas também está aberto aos demais servidores e comunidade externa.

Programação em Joinville

8h30 Apresentação Cultural

9h - Palestra "O que é COREN/SC e suas atribuições? Projeto Primeira Inscrição", com o enfermeiro Charles C. de Souza

13h30 - Apresentação Cultural

14h - Mesa-redonda "A humanização no cuidado como expressão ética e da postura profissional", com as enfermeiras Shadya Koffek do Amaral e Michele de Souza Andrade.

Por Comunicação Câmpus Florianópolis e Liane Dani, jornalista Câmpus Joinville.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS