O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto capacita alunos das escolas públicas para a Olimpíada Brasileira de Informática

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 11 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28

 

Desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição são os atrativos da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que ganhou o apoio do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Canoinhas. Além de divulgar a competição junto às escolas do município, o grupo realizou um projeto de treinamento dos alunos de 9º ano das escolas municipais para participação na modalidade “Iniciação”.

“Nesta modalidade, os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação”, explica o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do projeto de extensão Apoio à Escola Pública na Capacitação dos seus Alunos para Participação na Olimpíada Brasileira de Informática.

O projeto é desenvolvido pelos alunos do curso superior, que formaram um grupo de estudo sobre a olimpíada e computação com os alunos do 9º ano que vão participar da OBI. As aulas acontecem no Câmpus Canoinhas, nos três sábados que antecedem a prova.


Vinicius Mayer, da Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, participou do primeiro módulo do treinamento. “A gente está aprendendo em uma área que eu me interesso bastante, coisas que eu vou utilizar lá pra frente nessa área”, conta Vinicius, que acredita que as aulas também vão ajudá-lo no estudo das disciplinas que ele tem na escola, especialmente na matemática. “É bem interessante a gente poder vir aqui no IFSC aprender umas coisas a mais. É uma aula bastante interativa.” 

A colega de escola Liliane Matsuzawa Figueiredo também ficou empolgada com as aulas e com a possibilidade de aprender cada vez mais. “Eu acho que vai ser bem útil pra frente, porque eu pretendo fazer várias provas já ano que vem pra seleção pro Ensino Médio. Então, eu acho que vai ser bem útil”, destaca.

A primeira prova da OBI aconteceu nesta quinta-feira (11) nas próprias escolas dos alunos inscritos, na fase local. A fase estadual está agendada para o dia 8 de junho e a nacional para o dia 12 de agosto. A Olimpíada Brasileira de Informática é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC


CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.