Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC realiza terceira edição do Dia do Asteroide

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 28 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31

 

Na sexta-feira, 30 de junho, o Núcleo de Estudo e Observação Astronômica "José Brazilício de Souza" (Neoa-JBS) pela terceira vez se juntará ao movimento internacional de educação e conscientização a respeito dos asteroides, promovendo o "Dia do Asteroide". O evento será das 17h40min às 19h na Sala C-120, no Câmpus Florianópolis e é aberto ao público em geral.


“O Dia do Asteroide é celebrado mundialmente no aniversário do maior impacto asteroidal da história mundial recente - o evento em Tunguska (Sibéria) em 1908. Em vários países, são promovidos eventos que trazem informações sobre o que é possível fazer para proteger o planeta e futuras gerações dos possíveis impactos”, explica Alexandre Amorim, do Neoa-JBS. 

No ano passado a data foi oficialmente reconhecida pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o que motivou os organizadores iniciais a delegar tarefas a coordenadores em cada país. No Brasil, a coordenação geral está a cargo do Grupo de Apoio a Eventos Astronômicos (GaeA), associação com a qual o Neoa-JBS possui um forte laço de colaboração. 

Confira a programação:

• Introdução: O que é o "Dia do Asteroide"?, por Alexandre Amorim
• Apresentação nº 1: Mineiração de asteroides, por Júlio César Fernandes
• Apresentação nº 2: Asteroides binários, por Adair Cardozo
• Apresentação nº 3: Notícias e artigos sobre asteroides na revista Scientific American Brasil, por Marcos A. Neves

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site no Neoa-JBS.

Com informações do Neoa-JBS.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS