O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto integrador do curso técnico em Eventos abre as portas para a comunidade

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 28 jun 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:31


Não importa se é congresso acadêmico, casamento ou churrasco de condomínio: organizar um evento requer planejamento e disposição. Para quem quer se profissionalizar na área, a experiência e o conhecimento passam a fazer parte da lista. No Câmpus Florianópolis - Continente, a atividade de conclusão do curso técnico em Eventos consiste em realizar um evento que integre diversos conhecimentos da área.

O projeto integrador é realizado na unidade curricular de Operacionalização de Eventos, a partir de um planejamento feito pelos alunos desde o primeiro módulo. Neste ano, o desafio proposto pelas orientadoras Bruna Dorabiallo Oliveira e Tânia Regina Egert Petry foi a organização de um evento que apresentasse o IFSC a potenciais alunos. Os alunos se organizaram em três eventos que foram levados a cabo no último mês.

Ao longo do dia 21 de junho, o IFSC de Portas Abertas recebeu alunos de escolas públicas da região para conhecer os cursos do câmpus. No último sábado, 24 de junho, foi a vez do Arraiá Solidário arrecadar fundos para entidades beneficentes. A agenda havia iniciado com a Noite da Magia em 10 de junho, um baile de máscaras realizado em uma casa de festas da cidade. A intenção foi simular a contratação de uma equipe para a organização de um evento de médio porte.

Integração

Apesar de estarem divididos em equipes, todos os alunos ajudavam na execução dos projetos. O que ficava por conta dos organizadores era conceber um conceito para o evento, comunicar-se como o público-alvo, buscar patrocínio e pensar nos detalhes. No caso do IFSC de Portas Abertas, a organização decidiu pensar um evento direcionado para os alunos da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), entidade que busca profissionalizar jovens em situação de vulnerabilidade.

Cerca de 60 jovens entre 15 e 16 anos visitaram o câmpus em 21 de junho. Logo no início da programação, os alunos faziam um tour guiado por pontos turísticos da parte continental de Florianópolis. A atividade buscou mostrar diferentes atuações para o Guia de Turismo, curso oferecido gratuitamente pelo câmpus.

Em seguida, os estudantes foram recebidos no restaurante-escola para acompanhar a preparação de um crepe suzette, receita que utiliza massa tradicional de crepe, suco de laranja e caramelo. O professor Wilton Carlos Cordeiro, da área de Restaurante e Bar, explicou aos estudantes as diferentes funções de um restaurante, como serviço de mesa, maître e bartender. Wilton se disse muito feliz em receber os estudantes no câmpus. “Essa escola é um espaço público, deve ser ocupada por vocês.”

Em seguida, os visitantes foram direcionados para o auditório, onde professores e alunos apresentaram os cursos técnicos, superiores e de qualificação ofertados no câmpus. No caso da graduação em Hotelaria, o aluno Diogo Rangel falou sobre o movimento estudantil no câmpus e as possibilidades de intercâmbio. (Para conhecer os cursos e oportunidades, acesse nosso Guia).

Houve duas pausas nas apresentações. A primeira para um alongamento para espantar o sono. A atividade foi orientada por Raquel Pacheco, aluna do técnico em Eventos, que também ter formação em Educação Física. A segunda pausa foi para uma apresentação de dança e um coquetel.

Pouco antes, Raquel fazia as vezes de fotógrafa para ajudar a equipe organizadora. A personalidade dinâmica e comunicativa a trouxe para a área de eventos, onde está colhendo bons resultados. Ela avalia de forma positiva a etapa prática para conclusão do curso. “É interessante porque você precisa buscar apoiadores, assumir tarefas e ver como as coisas são na prática.”

O evento do qual Raquel foi organizadora foi o Arraiá Solidário. A arrecadação com a venda de ingressos e brindes da festa temática realizada no câmpus será o IDES, mesma entidade recebida no Portas Abertas. O evento foi realizado em parceria da turma do terceiro módulo em Panificação e Confeitaria.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.