O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inaugurado o primeiro sistema fotovoltaico do IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 24 ago 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:34

 

Os painéis solares para geração de energia instalados no Câmpus Florianópolis durante as férias de julho foram oficialmente entregues em solenidade realizada na última terça-feira, 22 de agosto. A implantação do sistema fotovoltaico faz parte de uma política nacional implementada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

O telhado do bloco D foi o local escolhido para acomodar o sistema que conta com 251 módulos fotovoltaicos capazes de gerar 8.000 kwh, o suficiente para fornecer energia para aproximadamente 70 residências durante o período de um mês. A expectativa é que a instalação dos painéis resulte em uma economia de aproximadamente R$ 40 mil por ano nas contas de energia do câmpus.

 
Em palestra que antecedeu a solenidade de entrega, o representante da empresa responsável pela execução do projeto 

explicou que o sistema implantado possui a tecnologia on grid, que permite a conexão com a rede da distribuidora de energia. Isso significa que quando a geração solar fotovoltaica do câmpus for superior à demanda, o sistema enviará energia para a rede da Celesc. Por outro lado, nos momentos em que a geração for inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia será suprida automaticamente pela distribuidora.

Os benefícios da instalação dos módulos fotovoltaicos repercutirão tanto no aspecto de economia de energia e consequente redução de custos, quanto para o aprimoramento das pesquisas e do ensino na área de energia solar. O professor do Departamento de Eletrotécnica, Rubipiara Fernandes, representante do IFSC no Comitê de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Setec, ressaltou a relevância do projeto para o ensino e a pesquisa no câmpus. “A ideia é promover a sinergia entre os cursos com áreas afins a energia renovável para incentivar o uso dessa ferramenta. Estamos em contato com os cursos de Meteorologia, Eletrônica e Mecatrônica para que seja possível desenvolver projetos em conjunto”.

https://www.youtube.com/watch?v=j-gY6fQD7n8&t=13s

A Diretora Geral do câmpus, Andrea Martins Andujar, também destacou a importância da instalação da usina fotovoltaica. “Nosso sentimento é de muita alegria, honra, orgulho e satisfação. O dia de hoje marca a entrega oficial de um projeto inovador e estruturante que fica na história do Câmpus Florianópolis”.

A central solar do Câmpus Florianópolis consta como uma das maiores geradoras de energia renovável de Santa Catarina. O projeto segue agora para implantação nos campus Jaraguá do Sul – Rau e Criciúma.

Por Mariana Mossini | Assessoria de Comunicação e Marketing

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.