O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia da Árvore: atividades sensibilizam para preservação ambiental permanente

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 21 set 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:35


As árvores reduzem a poluição sonora e os ventos, retêm o dióxido de carbono, fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver, mantêm a umidade do ar e as chuvas regulares, fornecem frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas, pigmentos e base para produtos como medicamentos e chás, promovem a saúde dos solos e evitam erosão. Lembrar apenas o 21 de setembro como o Dia da Árvore é pouco para trabalhar a importância da preservação das matas. Desde o mês de junho, o Câmpus Canoinhas está promovendo a Gincana IFSC Sustentável, que culminou, nesta semana, com a entrega de novas tarefas, distribuição de mudas de cerejeira e de sementes de aroeira vermelha e canafístula e palestra sobre produtos madeiráveis e não madeiráveis e o papel das florestas nas mudanças climáticas.

O tema foi apresentado, na segunda-feira (18), pelo professor Lauro William Petrentchuk, que falou da importância das florestas na regulação do clima e de outros serviços ambientais, como a polinização, produção de oxigênio e produção de água. Ele também fez questão de reforçar que a natureza não pode mais ser vista como fonte inesgotável de riquezas econômicas e nem dissociada da sua dimensão humana. “Há que se buscar uma concepção de meio ambiente que estabeleça uma ideia de natureza como parte fundamental da sociedade e necessária para sua própria existência”, destacou.

Professor Lauro focou bastante na necessidade de conservação da Mata Atlântica, que é o bioma dominante em Santa Catarina e única tipologia florestal brasileira protegida por lei específica (Lei da Mata Atlântica 11.428/2006). “Atualmente ainda existe cerca de 25% de toda área original da floresta, porém esses 25% são fragmentos e estão distribuídos por 17 estados brasileiros”, informou.

Um fator positivo é que o município de Canoinhas ainda mantém cerca de 43% de cobertura florestal nativa, o que abre brecha para exploração sustentável de recursos florestais não madeireiros e madeireiros através de manejo florestal sustentável. Neste sentido, o Câmpus Canoinhas, por meio do curso de Agroecologia, vem trabalhando pesquisas importantes na área de agrofloresta, especialmente com pimenta rosa, erva-mate e bracatinga, para conversão das áreas de mata nativa em fonte de renda sustentável para as famílias rurais.

A gincana

Além de sensibilizar sobre a importância da preservação das matas, a palestra também valeu pontos para a Gincana IFSC Sustentável, que tinha como tarefas para este dia convidar familiares e amigos para participar da atividade e apresentar pufes confeccionados com materiais recicláveis, como forma de incentivar a reciclagem como forma de economia de energia e água e conservação de florestas.

As tarefas se somam a outras duas missões já cumpridas, de divulgação da gincana e de atitudes sustentáveis nas redes sociais, com a indicação #Mudeomundovocetambém, e da entrega de fotografias que representem um olhar mais atento para o meio ambiente, suas belezas e transformações.

“A Gincana IFSC Sustentável faz parte de uma ação que pretende incentivar a comunidade acadêmica sobre o uso dos recursos naturais do planeta, procurando reforçar um dos valores do IFSC, que é a sustentabilidade”, explica a comissão organizadora, composta pelos servidores Cleinton Arendartchuk, Daiana Alves Machado, Antonio Patrocínio Junior, Josiéli de Oliveira dos Santos Veiga e Ana Cláudia Burmester.

As atividades mobilizam estudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações e do curso superior de tecnologia em Alimentos, professores e pais. O encerramento está previsto para o dia 26 de outubro.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.