O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto trabalha segurança alimentar e nutricional na prática

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 25 set 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:35

 

De um lado, o desafio mundial de garantir alimentação adequada e segura. De outro, uma turma inteira do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas disposta a popularizar a importância da segurança alimentar – da produção do alimento, seu transporte e preparação ao consumo consciente. E, para completar, a necessidade de trabalhar atividades práticas de gestão de projetos na disciplina de Gestão Empreendedora. A combinação de interesses deu origem ao projeto Tecnologia de Alimentos na Comunidade.

As atividades começaram ainda em maio, com leituras da área técnica para embasamento teórico, planejamento metodológico, proposição das atividades, divisão de tarefas, contato com parceiros, organização de materiais e elaboração do cronograma de trabalho. A partir daí, foi só colocar as atividades planejadas em prática, articuladas com as disciplinas técnicas e formatadas para o público de interesse.

O grupo responsável pela capacitação dos produtores rurais enfocou a cadeia produtiva de leite. A palestra “Avaliação da qualidade do leite em função de técnicas profiláticas no manejo de produção de um grupo de produtores de Canoinhas” também fez parte do projeto de pesquisa Planorte Leite. O objetivo foi apresentar o resultado das coletas feitas nas propriedades e reforçar as orientações para ações de profilaxia na produção de leite com qualidade, tanto no trato dos animais, quanto na ordenha e transporte do leite para a indústria.

 

Para quem trabalha diretamente com a transformação dos alimentos, o projeto levou em conta a questão da sustentabilidade. A oficina “Aplicação de resíduos de frutas e hortaliças na produção de alimentos”, realizada com vinte mulheres no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Campo da Água Verde, ensinou a reaproveitar cascas, talos e sementes na produção de pratos nutritivos e gostosos, como bolo de casca de banana, cocada de entrecasca de melancia, pudim de goiaba com casca e suco de melancia com água de coco.

 

As crianças também receberam atenção especial. A oficina de elaboração de alimentos diversificados a partir de frutas e verduras, bem como estratégias de segurança alimentar e nutricional, foi realizada com duas turmas do ensino fundamental do SESC, em que as crianças aprenderam, primeiro, a correta higienização das mãos e, depois, a fazer pães nutritivos, com beterraba, espinafre e cenoura, biscoitos e sucos.

 

Para as crianças menores, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Uba de Andrade, de Três Barras, as equipes reforçaram as brincadeiras para falar sobre a alimentação saudável, com contação de história, dinâmicas e lanches.

 

Para quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto e, principalmente, obter dicas sobre alimentação saudável, o grupo tem uma publicação on-line. A fanpage Alimentando a Informação tem o objetivo de informar sobre os alimentos produzidos pela indústria alimentícia, com os altos teores de corantes e conservantes, por exemplo, para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes do que consumir.

 

“A informação é o instrumento transformador das ações dos cidadãos, elevando o poder de escolha para sua própria condição de bem-estar alimentar e social”, enfatiza o coordenador do projeto, Jefferson Treml.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.