O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Empreender em tempos de crise é desafio para futuros profissionais da Moda

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 19 out 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36


Com cursos técnicos e de graduação nas áreas de Moda e Vestuário, o Câmpus Araranguá do IFSC forma profissionais capazes de lançar uma visão sistêmica sobre o mercado em constante transformação. Em tempos de crise, uma dimensão importante na formação dos futuros profissionais é a capacidade de empreender. Os desafios do empreendedorismo na moda no sul de Santa Catarina foi o tema de um debate com empresários da região nesta quinta-feira (19).



Veja: álbum de fotos e transmissão em vídeo do evento.



O auditório do Câmpus Araranguá ficou lotado para ouvir as experiências de três profissionais do setor, em debate mediado pela professora e empresária Pauliane Duarte. Alice Souza, da Maria Cereja Acessórios, Eduardo Rizzotto, das marcas Kalinne e Gandhi, e o publicitário Vicente Damiani, membro da Aciva Jovem, relataram os principais desafios que enfrentam na carreira e instigaram estudantes do IFSC a superarem obstáculos que aparecem na vida do empreendedor.

Segundo Alice, quando ela e a irmã decidiram criar bijuterias, elas tinham a ideia do nome e do que gostariam de fazer. No caminho, perceberam a complexidade de dirigir um negócio. “Começamos jovens com uma visão de empreendedorismo, mas não uma visão administrativa do negócio. Se posso dar uma dica, estudem e procurem mentores para trabalhar com seus pontos fracos, porque não dominamos tudo de um negócio”, destacou. “Os desafios são diários. Nossa empresa é jovem e vem passando por várias mudanças. Não fazemos nada sozinhas. Os desafios são vencidos no coletivo”, disse a empresária.

 

 

Damiani relatou as mudanças de comportamento dos empresários da região em relação ao investimento em publicidade, principalmente em um momento de crise econômica. “Antigamente, quando ocorria uma crise no mercado, o primeiro corte era na publicidade. Hoje já está diferente. Há uma mudança de hábito de entender que a publicidade pode ajudar a virar o jogo”, disse o publicitário, que também coordena o núcleo de empreendedorismo jovem da Associação Empresarial de Araranguá (Aciva). O desafio para empreender está em não se acomodar e buscar sempre referências melhores. “É uma constante busca de olhar para o alto, não para o lado, e não se acomodar. A gente trabalha constantemente buscando referências”, explicou.

Diretor criativo das marcas da empresa de sua família, Eduardo Rizzotto relatou os desafios que encontrou para superar dilemas enfrentados pela tradicional empresa da região. A crise, disse Eduardo, é uma oportunidade para as marcas se reinventarem. “A crise provoca um novo comportamento de consumo. E assim mudam-se as empresas, surgem novos produtos e novos valores. Quem dirige uma empresa tem que ter consciência disso. Hoje, vemos valores na moda como o valor ao produto local, quem faz o produto, o que antigamente não existia. Novos valores surgem e as empresas precisam estar abertas a estes novos parâmetros para continuar no mercado”, afirmou.

Para a professora do IFSC Letícia Cúnico, uma das responsáveis pelo evento, a palestra foi uma oportunidade para estreitar laços entre a instituição e o setor empresarial. “Os empresários trouxeram suas experiências como jovens empreendedores, suas conquistas, desafios e a persistência em continuar no mercado. Os alunos e a comunidade puderam tirar suas dúvidas, participar do debate e entender melhor o que este cenário em Araranguá e na região, obtendo mais conhecimento em relação ao que acontece no mercado”, destaca.

O debate integra o ciclo de eventos I'Fashion 2017, organizado pelos alunos da sexta fase do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do IFSC Araranguá. Em dezembro, serão realizadas novas palestras, mostras e apresentações científicas, além de um desfile para encerrar o ano letivo.



Jornalismo IFSC | Câmpus Araranguá

 

CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.