O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Workshop debate qualidade dos produtos levados à mesa do consumidor

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 31 out 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:36


“Qualidade dos alimentos: da matéria-prima à mesa do consumidor” é o tema do 3º Workshop em Ciência e Tecnologia de Alimentos que o Câmpus Canoinhas do IFSC realiza nos dias 7 e 8 de novembro. O evento é organizado pelos dois cursos de Alimentos, o técnico integrado e o superior de tecnologia, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). As inscrições, gratuitas e abertas à comunidade externa, devem ser feitas até o dia 6 de novembro (clique aqui para acessar o sistema de inscrição).

Conforme a coordenadora do curso, Joyce Borowski, a proposta do evento é promover um debate sobre a padronização dos conceitos de qualidade, os impactos para o consumidor, os sistemas de controle, legislação, fiscalização e responsabilidade dos órgãos encarregados da execução das normas.

Na primeira noite, o presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Nivaldo Kuhnen, vai falar sobre capacitação, regulamentação e mercado de trabalho para os profissionais da Química. Já o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Carlos José Espíndola vai apresentar uma pesquisa sobre os impactos da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no primeiro semestre deste ano, para os consumidores. Fechando a noite, o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Marlon Clóvis Medeiros aborda o tema mudanças no mercado consumidor de alimentos e seus efeitos no controle de qualidade.

A programação segue quarta-feira à noite com outras três palestras: Fatores que influenciam na qualidade da produção industrial de pães congelados, com o engenheiro de alimentos da Qualifood, Giovanni Basso Zanlorenzi; Consultoria em controle de qualidade na indústria alimentícia, com a médica veterinária Marcela Fornasari, também da Qualifood; e Sgurança alimentar e qualidade dos alimentos, com o engenheiro agrônomo da CleanTec do Brasil, José Cesar Martins Schulze.

Além das palestras, também acontecerá uma mostra dos trabalhos realizados pelos grupos de pesquisa da área de produção alimentícia do Câmpus Canoinhas.

Para mais informações, clique aqui para acessar a página do evento.

Programação

7 de novembro – terça-feira

18:30 – 19:00 Entrega de material
19:00 – 19:15 Solenidade de abertura
19:15 – 19:45 Profissionais da Química: capacitação, regulamentação e mercado de trabalho – Nivaldo C. Kuhnen (Presidente CRQ)
19:45 – 20:30 Operação carne fraca: impactos para o consumidor – Carlos José Espíndola (UFSC)
20:30 – 21:00 Coffee break
21:00 – 21:45 Mudanças no mercado consumidor de alimentos e seus efeitos no controle de qualidade – Marlon Clóvis Medeiros (Unioeste)

8 de novembro – quarta-feira

19:00 – 19:45 Fatores que influenciam na qualidade da produção industrial de pães congelados – Giovanni Basso Zanlorenzi (Qualifood)
19:45 – 20:30 Consultoria em controle de qualidade na indústria alimentícia – Marcela Fornasari (Qualifood)
20:30 – 21:00 Coffee break
21:00 – 21:45 Segurança alimentar e qualidade dos alimentos – José Cesar Martins Schulze (CleanTec do Brasil)

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

CÂMPUS CANOINHAS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.