O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Desfile marca encerramento da primeira turma de Design de Moda

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 10 dez 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:40


O Câmpus Araranguá viveu uma noite especial na última quinta-feira (7). O tradicional I'Fashion, evento que marca o encerramento do ano letivo dos cursos de Moda, teve um significado diferente em 2017: além de encerrar um evento de três dias dedicados à reflexão sobre a indústria da moda, o I'Fashion marcou o encerramento da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Design de Moda.



Galeria: veja as fotos do I'Fashion no Facebook



Na passarela montada no salão do clube Grêmio Fronteira, desfilaram 13 coleções desenhadas pelas formandas (e formando) do curso, iniciado em 2015. Com uma plateia formada por familiares, servidores do IFSC, blogueiros e empresários de moda, o I'Fashion é uma oportunidade para os futuros profissionais mostrarem seu trabalho.

"O evento é o resultado de toda a formação que a turma recebeu durante o curso. É também uma forma de apresentar ao público, aos empresários e aos familiares todo o trabalho que os alunos realizaram em sala de aula”, explica a professora Letícia Cúnico, coordenadora do I'Fashion. “É gratificante ver o resultado de um semestre inteiro de trabalho planejando e executando todas as ações. Em cada aplauso recebido o coração batia forte, com a certeza de lançarmos bons profissionais ao mercado”, afirma.

 

 

Manuscritos

As coleções foram inspiradas nos “manuscritos”, tema do evento. O resultado foi um desfile de criatividade, com coleções inspiradas desde os manuscritos da Divina Comédia, poema escrito por Dante Alighieri no século XIV, até os manuscritos modernos representados pela arte urbana. Apoiadora do evento, a fotógrafa Flávia Sá fez uma avaliação criteriosa dos trabalhos. Ela foi a responsável pelas fotos do catálogo e irá selecionar quatro trabalhos para um editorial.

“Fiquei bem impactada, porque no dia em que fiz as fotos para o material publicitário, cada aluna levou apenas um dos três looks do desfile. Elas me falaram sobre o conceito, sobre o que pesquisaram, mas eu não tinha ideia do que seria a apresentação dos três looks juntos. Em muitas coleções, elas conseguiram imprimir todo aquele conceito que queriam, com um grau de dificuldade muito grande”, afirma a fotógrafa.

Para a aluna Bruna Maria Cândido, autora da coleção “La Divina Commedia”, o desfile é o coroamento de um trabalho árduo. “É um processo muito gratificante. Tivemos aula de eventos, de coleção e desenvolvemos todo o processo, os paineis de tema, o público-alvo, as cores, para tudo ir se encaixando até chegar na coleção final. Foi bem puxado, mas muito gratificante”, diz Bruna, que também fez o curso técnico em Produção de Moda no Câmpus Araranguá.

 

 

Edição especial

A edição do I'Fashion em 2017 foi especial por dois motivos. Primeiro, porque a edição deste ano foi ampliada, com a incorporação de um evento acadêmico que reuniu 18 trabalhos de estudantes. O II Encontro de Moda e Têxtil foi realizado no Câmpus Araranguá e também contou com oficinas e debates sobre temas variados.

Coordenadora do EModaTex, a professora Aline Hilsendeger de Oliveira destaca a qualidade dos trabalhos e as discussões que eles propiciaram. “Compusemos bancas com professores de áreas diferentes, para promover um debate interdisciplinar, e tivemos grande participação dos alunos, com as salas sempre cheias. Os debates foram muito produtivos. Um dos temas que mais se destacou foi o da sustentabilidade, com vários trabalhos no sentido de propor mudanças no processo produtivo”, afirma Aline. Participaram das bancas os professores Felipe Totta, Lilian Darós, Graziela Brunhari Kauling e Pauliane Goulart Duarte.

O segundo motivo que fez o I'Fashion ser especial em 2017 foi a simbologia. O evento marca a conclusão da primeira turma do curso de Design de Moda, que iniciou a caminhada em 2015. “Este curso foi um anseio da equipe desde 2009, quando se iniciaram as inúmeras reuniões de planejamento. Em agosto de 2014, aprovamos a implantação do curso, com a abertura da primeira turma em 2015, que agora completa uma etapa da vida acadêmica”, disse o professor Jozimar Pelegrini, coordenador do curso.

 

 

Na abertura do I'Fashion, a diretora-geral do Câmpus Araranguá, Mirtes Lia Barbosa, destacou a importância do evento para a instituição, na medida em que marca o encerramento da primeira turma e demonstra o impacto positivo na comunidade.

“O evento representa muito mais que o fim de um ciclo acadêmico. É também a materialidade de um projeto pelo qual técnicos e docentes lutaram muito. Conseguimos aprovar o projeto e provar que o curso era de extrema importância para os alunos e para a comunidade, que têm a oportunidade de estudar em uma instituição pública, federal, de qualidade, resultado de um projeto de expansão do governo federal que tem dado muito certo em todo o país. O curso de Design de Moda é hoje o curso com menos evasão e maior procura no Câmpus Araranguá. Estamos muito felizes por poder presenciar a concretização deste trabalho”, disse a diretora.



Por Jornalismo IFSC | Câmpus Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.