Alunos lançam robô para facilitar as visitas a museus

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 10 dez 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:40

O Brasil tem cerca de 3 mil museus, mas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, apenas 10% dos brasileiros frequentam estes espaços culturais. Pensando em trazer uma solução para este problema os alunos da oitava fase do ensino médio técnico em Telecomunicações do Câmpus São José criaram a empresa fictícia chamada Marvi•E Technologies, que tem o objetivo de unir tecnologia e cultura para tornar a visita a museus uma atividade mais atrativa e acessível.

Os estudantes utilizaram os conhecimentos e habilidades em telecomunicações para desenvolver um robô-guia (o Julinho), que pode ser controlado a distância através de comandos executados a partir de um servidor. Neste momento, o foco da Marvi•E é implementar esse tipo de guia em museus, ajudando o público a encontrar a seção ou obra desejada, além de trazer informações e curiosidades históricas para tornar a visita uma experiência mais agradável, atrativa, e divertida.

A comunicação com o robô pode ser realizada diretamente do celular do visitante, através de aplicativos como o Telegram, o Slack, ou do próprio aplicativo da Marvi•E.

O lançamento do robô seguidor de linha está previsto para acontecer no dia 15 de dezembro, às 16h, no auditório do câmpus São José do IFSC.

A empresa fictícia foi criada pelos estudantes durante a disciplina de

projeto integrador, que tem como objetivo sair do esquema clássico de sala de aula e oferecer aos alunos uma oportunidade de idealizar, executar e trabalhar em sua própria empresa, integrando diversas disciplinas do curso e enfrentando as dificuldades e desafios, como a competição e o trabalho em grupo.

O nome da empresa é uma homenagem ao

Marvin, personagens da série de cinco livros do

Guia do Mochileiro das Galáxias, publicado em 1979 pelo britânico

Douglas Adams.

Marvin é um robô depressivo porém muito inteligente que sempre salva os protagonistas de problemas, mesmo quando isso o desagrada. Os livros foram inspirados no programa humorístico da rádio BBC sobre ficção científica que era produzida por Adams. O comediante também participou como roteirista do filme lançado em 2005 que é baseado no primeiro de seus livros. Adams faleceu em 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

Esta e outras curiosidades estão publicadas no site da empresa, onde também são compartilhadas informações sobre tecnologia e inovação. Acesse o site da Marvi•E clicando aqui. Você também pode acompanhar o trabalho dos alunos pelo twitter, facebook, instagram e YouTube.

O que: Lançamento do robô-guia // Marvi•E Tecnologies
Quando: Sexta-feira, 15 de dezembro, às 16h
Onde: Auditório do Câmpus São José do IFSC (Rua José Lino Kretzer, 608, Praia Comprida)

Confirme presença no evento do Facebook clicando aqui.

Por Comunicação Câmpus São José

CÂMPUS SÃO JOSÉ