O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aluno do IFSC representa Santa Catarina em curso de Robótica

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 14 dez 2017 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:40


O excelente desempenho na prova teórica na Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 (OBR) garantiu ao aluno Marcos Paulo Jaski, do 4º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville, a participação no Minicurso de Robótica, realizado de 7 a 11 de novembro, em Curitiba. Marcos foi selecionado para representar Santa Catarina no curso junto com outros 16 alunos do ensino médio e técnico dos demais estados brasileiros.

Durante o minicurso, os estudantes, que participaram da prova teórica da OBR, foram introduzidos ao mundo da robótica móvel inteligente. "O curso ensinou muito sobre robótica, inclusive que nem tudo funciona", explica Marcos, que não conseguiu participar da prova pática final porque os sensores não funcionaram. "Mas consegui fazer os projetos e os circuitos", completa.

Além de participar das aulas, Marcos aproveitou para acompanhar os demais eventos da Robótica 2017, especialmente as competições da fase final da modalidade prática da OBR, que o deixaram entusiasmado. "Aumentou muito meu interesse pela robótica. Agora, que consigo programar, vou continuar estudando para trazer novas experiências para a Feira de Ciências do ano que vem", afirma Marcos, de 16 anos.


Nessa sua paixão pela robótica, Marcos descobriu no pai, Paulo Jaski, um companheiro e incentivador. "Tinha gente de todo país. Pessoas diferentes, mas com o mesmo interesse. E, mesmo nas competições, todos estavam felizes e se divertindo. Era um ambiente muito bom", afirma Paulo, que acompanhou o filho durante o evento.

A Robótica 2017 é composta por diversos eventos científicos e de divulgação da robótica, como a Competição Latino-Americana de Robótica (Larc), a Competição Brasileira de Robótica (CBR), o Simpósio Latino-Americano de Robótica (Lars), o Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR) e a Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional (WRE).

Dividida em duas modalidades - teórica e prática, a OBR objetiva reconhecer e estimular jovens em todo o território nacional às carreiras científico-tecnológicas, identificando talentos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

 

CÂMPUS JOINVILLE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.